A alimentação do seu filho deverá ter:
- equilíbrio e variedade de alimentos de forma a fornecerem energia suficiente para o normal desenvolvimento e crescimento.
- alimentos ricos em hidratos de carbono complexos como principal fonte de energia (pão de mistura, batata, arroz, massa...). Podem ter um sabor diferente para o seu filho, pelo que deverá habituá-lo gradualmente porque são mais saudáveis.
- abundância de fruta e hortícolas. Jogue com as cores atractivas e variadas destes alimentos e dê largas à imaginação decorando o prato do seu filho e experimentando métodos de confecção que lhe agradem.
- produtos lácteos, são ricos em cálcio e promovem a saúde dos ossos e dentes.
- quantidades moderadas de carne, peixe, ovos ou alternativas, como as leguminosas, variando entre eles. Tenha atenção ao que o seu filho almoçou na escola e varie. Se o seu filho rejeitar o peixe, procure variar o método de confecção, use molhos pouco gordos, misture-o em pedaços pequenos com outros alimentos.
- pelo menos 5 refeições. Além do pequeno-almoço, almoço e jantar, os lanches a meio da manhã e da tarde são importantes para manter o seu filho activo e concentrado.
- métodos de confecção culinária saudáveis. Em condições normais não há propriamente métodos culinários proibidos a crianças. Por regra, evite os fritos, os refogados, os preparados com muitos molhos e gordura e modere o sal.
- Se o seu filho seguir uma alimentação saudável, não precisará de suplementos vitamínicos. Em caso de dúvida procure aconselhamento com um profissional de saúde.Fonte: Nestlé
Sem comentários:
Enviar um comentário