sexta-feira, 19 de junho de 2009

Brócolos




Os brócolos fazem parte da família das couves crucíferas, denominada de Cruciferae. É originário da Itália do tempo da Roma Antiga e o seu nome significa ramo, devido à sua forma peculiar. Os brócolos estão disponíveis durante todo o ano e é cultivado em ambientes com baixas temperaturas, visto as altas temperaturas lhe serem desfavoráveis.

Informação nutricional

Os brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. Além disso, os brócolos são ricos num fitonutriente protector denominado sulforafano.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

 

Brócolos cozidos

Energia (kcal)

22

Água (g)

91.9

Proteína (g)

2.8

Lípidos (g)

0.7

Hidratos de carbono (g)

1.3

Fibra (g)

2.3

Vitamina A (μg)

114

Vitamina C (mg)

18

Folatos (μg)

47

Cálcio (mg)

56

Potássio (mg)

243

Fósforo (mg)

39

mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 22-23.

Vantagens e desvantagens

O sulforafano presente nos brócolos é um fitonutriente com anti-cancerígena, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, como o cancro do cólon e do estômago. Além disso, os carotenos, a vitamina C e os folatos ajudam também a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares. Os brócolos são benéficos para a saúde óssea, visto terem quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. Além disso, a vitamina C presente nos brócolos ajuda na formação do tecido conjuntivo que une os ossos.

O cheiro característico que se sente quando os brócolos são cozinhados provém dos compostos sulfurados, pelo que não deverá ser desculpa para prescindir deste valioso alimento.

Como comprar e conservar

Escolha brócolos com uma coloração viva e sem manchas amarelas, a parte superior dos brócolos deve ser compacta e não deve estar danificada. Além disso, não devem ter flores amarelas desabrochadas porque é sinal de excessiva maturação.

Os brócolos são alimentos facilmente perecíveis, pelo que deverão ser rapidamente conservados no frigorífico dentro de um saco plástico aberto, onde poderá permanecer por 4 dias. Não deverá lavá-los previamente porque a presença de água à superfície acelera a degradação. Os brócolos podem também ser congelados, mas como a congelação caseira é de menor qualidade, neste caso poderá optar por variedades ultracongeladas.


Fonte: Nestlé

Sem comentários: