quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ervilha



As ervilhas pertencem à família das leguminosas. A maior parte da sua produção destina-se ao fabrico de rações para animais e apenas uma pequena parte é usada na alimentação humana. Dependendo da variedade, existem ervilhas de várias cores (verde, a mais comum e conhecida, verde amarelado, castanho), tamanhos e formas (a maioria são redondas). A sua pele pode ser lisa ou enrugada.

Informação nutricional

As ervilhas secas destacam-se pela sua riqueza energética, devido ao seu alto teor em hidratos de carbono (essencialmente amido) e proteínas vegetais. O seu teor em gordura não é relevante. A pele das ervilhas é muito rica em fibra, o que lhe confere uma textura dura e rígida. Destaca-se dos restantes legumes pelo seu teor em vitamina B1. é também moderadamente rica em ferro, potássio e cálcio.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)


 

Ervilha seca cozida

 

Ervilha em grão cozida

Energia (kcal)

106

57

Água (g)

69,1

78,6

Proteína (g)

6,9

5,6

Lípidos (g)

0,4

0,5

Hidratos de carbono (g)

18,1

7,5

Fibras (g)

0,7

7,3

Vitamina B1 (mg)

0,11

0,25

Ferro (mg)

1,4

1,2

Cálcio (mg)

24

32

Potássio (mg)

270

160

mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 70.

Vantagens e desvantagens

As proteínas das ervilhas são incompletas, ou seja, não contém todos os aminoácidos essenciais. Desta forma é importante combinar estas leguminosas no prato com proteínas provenientes dos cereais (arroz, pão, massa, etc), de modo a completar o perfil de aminoácidos e proporcionar equilíbrio proteico.

O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir a absorção de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade e melhorar o metabolismo da glicose.

O seu principal inconveniente é o facto de serem indigestas, no entanto, este aspecto pode ser melhorado se as ervilhas forem muito bem cozinhadas e removidas as peles.

Como comprar e conservar

No momento de compra, convém escolher as ervilhas que se encontrem limpas, não danificadas nem partidas e convém também que todas elas tenham um tamanho uniforme, para que cozinhem em simultâneo.

As ervilhas secas conservam-se muito tempo em local seco, protegido da humidade e da luz directa. Convém guardá-las num recipiente com fecho hermético.

Quando secas e cozinhadas, as ervilhas podem ser congeladas e conservar-se assim durante meses.

As nossas sugestões no Cozinhar são Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: