quinta-feira, 25 de junho de 2009

Alface




Originária do Leste do Mediterrâneo, a alface pertence ao género Lactuca, sendo utilizada na alimentação desde cerca de 500 a.C. O percursor selvagem da alface moderna, que ainda se encontra em algumas zonas da Europa e Ásia, continha lactucarium, um narcótico semelhante ao ópio, utilizado pelos Romanos para induzir o sono depois da refeição. Actualmente são cultivadas em climas temperados e apresentam um vasto leque de variedades.

Informação nutricional

O valor energético da alface é muito baixo e o seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se os carotenos e o ácido fólico, bem como o potássio e o magnésio. O conteúdo em fibra é moderado.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

 

Alface crua

Energia (kcal)

12

Água (g)

95,9

Proteína (g)

1,8

Lípidos (g)

0,2

Hidratos de carbono (g)

0,8

Fibra (g)

1,3

Carotenos (µg)

688

Ác. fólico (µg)

55

Potássio (mg)

313

Magnésio (mg)

22

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

Como tem um conteúdo moderado de fibra, a alface ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante uma refeição e, assim, diminuir o apetite e a quantidade de alimentos consumidos. Além disso, como tem um baixo valor energético pode ser consumida sem grandes restrições.

Como comprar e conservar

Escolha folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insectos. Conserve-as no frigorífico dentro de um saco plástico não fechado depois de retirar as folhas danificadas ou murchas.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil

 

Fonte: Nestlé

Sem comentários: