sábado, 6 de junho de 2009

Água




A água representa entre 60 e 70 % do peso corporal e é indispensável a todas as funções do organismo. É responsável pelo controlo da temperatura corporal, ajuda na manutenção do volume vascular e possibilita as reacções enzimáticas envolvidas na digestão, absorção, transporte e metabolismo. Além de transportar substâncias, como os nutrientes e oxigénio, para as células, promove a excreção de outras através dos rins. Uma hidratação correcta garante uma pele saudável, regula o trânsito intestinal e a função renal, mantém a função articular e permite a optimização de muitas outras funções, contribui globalmente para o bem estar!

Tenha uma garrafa de água sempre consigo e vá bebendo ao longo do dia!

Informação nutricional

A água mineral não tem energia nem macronutrientes. De facto, esta é somente constituída por água e quantidades pequenas de alguns minerais, como cálcio, magnésio, potássio, sódio. A composição mineral da água depende do local de origem, nomeadamente das características do solo.

Existem outras fontes de água que contribuem para a satisfação das necessidades hídricas do organismo e incluem, principalmente, os hortícolas, as frutas, a sopa e o leite. Os sumos de fruta naturais sem adição de açúcar, as infusões de ervas e o chá são outras boas fontes de água que poderá incorporar na sua alimentação.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

 

Água de nascente (1)

Água mineral natural

Água da torneira (2)

Energia (kcal)

0

0

0

Água (g)

99,9

99,9

99,9

Proteína (g)

0

0

0

Lípidos (g)

0

0

0

Hidratos de carbono (g)

0

0

0

Cálcio (mg)

0,3

0,2

4,0

Magnésio (mg)

0,3

0,1

0,5

Potássio (mg)

-

0,1

0,2

Sódio (mg)

0,5

0,7

2,0

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. (1) referente à água Aquarel Nestlé. (2) analisada na região de Lisboa.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 114-115

Vantagens e desvantagens

A ingestão diária de água deve compensar as perdas de fluídos que ocorrem através da excreção urinária, transpiração e respiração para manter um equilíbrio hídrico fundamental ao bom funcionamento do organismo. Veja na tabela as recomendações para a ingestão diária de água.

 

Água total (l)

Bebidas

litros

copos aprox.

0-6 meses

0,7 *

-

-

7-12 meses

0,8 #

0,6 §

3 §

1-3 anos

1,3

0,9

4

4-8 anos

1,7

1,2

5

Sexo masculino

 

 

 

 

9-13 anos

2,4

1,8

8

 

14-18 anos

3,3

2,6

11

 

> 19 anos

3,7

3,0

13

Sexo feminino

 

 

 

 

9-13 anos

2,1

1,6

7

 

14-18 anos

2,3

1,8

8

 

> 19 anos

2,7

2,2

9

Água total = água proveniente dos alimentos e de todas as bebidas, incluindo a água. Bebidas = todas as bebidas, incluindo a água. * referente somente ao leite materno. # referente ao leite materno, alimentos e bebidas. § total de líquidos, inclui as fórmulas, sumos e água.
Fonte: Trumbo P, Schlicker S, Yates AA, Poos M. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein and amino acids. J Am Diet Assoc. 2002 Nov;102(11):1621-30

Muitas pessoas não consomem quantidades suficientes de água. Beba água regularmente durante o dia para se manter hidratado, visto que a sensação de sede só se desenvolve quando os níveis de hidratação do organismo atingem valores abaixo do necessário para manter uma função óptima. Existem grupos de pessoas mais vulneráveis à desidratação, como as crianças, idosos, grávidas e atletas. Estas devem ter especial cuidado em beber água frequentemente mesmo que não sintam sede.

A prática de actividade física e o calor aumentam as perdas de água, pelo que deverá ter o cuidado de, pelo menos, repor as perdas. Um consumo inadequado de água pode levar a um estado de desidratação, cujos sintomas são dores de cabeça, cansaço e perda de concentração. A desidratação crónica pode provocar graves problemas de saúde, como obstipação e cálculos renais.

O consumo de álcool e cafeína tem efeitos diuréticos, pelo que aumenta o risco de sofrer de desidratação. Modere no consumo destas substância e também de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcares. A água simples é a melhor opção para se manter hidratado.

Como comprar e conservar

Existem vários tipos de água engarrafada, a “água de nascente” é uma água subterrânea que brota naturalmente para a superfície e tem características que a tornam adequada ao consumo humano no seu estado natural, a “água mineral natural” é uma água captada do subsolo com uma composição química estável e que, sem qualquer tratamento, é própria para o consumo humano.

Para além da água engarrafada, a água da torneira é também própria para o consumo humano. Sofre um processamento para obedecer às exigências da legislação e uma série de testes periódicos para garantir os padrões de qualidade.

Existem à sua disposição no mercado águas aromatizadas e gaseificadas. Visto que existem diversas variedades com características distintas, esteja atento ao rótulo porque algumas podem aportar teores de açúcares, energia e edulcorantes consideráveis, sendo assim aconselha-se moderação no seu consumo.


Fonte: Nestlé

Sem comentários: