quinta-feira, 11 de junho de 2009

Soja




A soja, originária da China, foi durante muito tempo um alimento desconhecido, excepto para sectores muito concretos da população (vegetarianos, por exemplo). Hoje é considerada o vegetal da moda! O factor principal do seu desenvolvimento nos países orientais foi a escassez de proteínas de boa qualidade para a alimentação destas populações.

Pertence à família das leguminosas e trata-se de uma planta anual, cultivada nos meses mais quentes. É uma forma de cultivo muito rentável, já que é uma planta muito resistente e pouco atacada por parasitas.

Em Portugal, a soja também tem vindo a ocupar um lugar de prestígio no mundo alimentar, apresentando-se sob a forma de bebidas (mais conhecidas como leite de soja), sob a forma de tofu e como ingrediente de sumos de fruta e iogurtes.

Informação nutricional
A soja é considerada como o melhor substituto da carne, graças à excelente qualidade das suas proteína. A soja constitui também uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de alguns minerais como o ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo. Não menos importante é o óleo de soja, rico em ácidos gordos insaturados e em vitamina E. 

Tabela de composição nutricional

 

Cozida sem sal

Tofu

Óleo de soja

Energia (kcal)

140

76

886

Água (g)

67

85

0

Proteína (g)

12,5

8,5

0

Lípidos (g)

7,5

4,4

98,5

Saturada (g)

1,0

0,6

15,5

Monoinsaturada (g)

1,7

1,0

22,1

Polinsaturada (g)

4,5

2,5

55,6

Hidratos de carbono (g)

5,6

0,7

0

Vitamina E (mg)

1,0

1,0

16

Cálcio (mg)

82

128

-

Ferro (mg)

2,6

1,6

-

Magnésio (mg)

84

91

-

Potássio (mg)

513

75

-

mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 72 e 102.

Vantagens e desvantagens

A soja e os seus derivados, ricos em isoflavonas, desempenham um importante papel na atenuação ou tratamento dos sintomas associados à menopausa (calor, afrontamentos, dores articulares, aumento de peso, etc);

Alguns compostos deste alimento, denominados fitoestrogénios, cumprem acções positivas sobre determinados órgãos e tecidos, beneficiando a saúde cardiovascular e limitando a perda de massa óssea (o que diminui o risco de fractura por dismineralização do osso);

O seu elevado teor em fibra é importante para o trânsito intestinal e para evitar picos de glicose no sangue, já que atrasa a absorção dos açúcares (benefício para pessoas diabéticas). Ajuda ainda a reduzir os níveis de colesterol do sangue;

Os indivíduos com estômago mais delicado, podem não tolerar muito bem a soja, devendo optar pelos seus germinados fermentados. Além disso a fermentação leva a um aumento do teor de vitamina B12, que é quase exclusiva de alimentos de origem animal. Assim, este é um alimento essencial para quem segue dietas vegetarianas.

Como comprar e conservar

No momento de compra, devem escolher-se os grânulos redondos e suaves ao tacto. A sua cor varia de amarelo claro a negro, consoante a variedade. Assim sendo, torna-se importante comprar soja que é comercializada em pacotes transparentes, para que seja visível o seu conteúdo.

Uma vez comprada, deve manter-se num recipiente com fecho hermético, em lugar fresco, seco e protegido da luz.



Fonte: Nestlé

Sem comentários: