sábado, 27 de junho de 2009

Cenouras




A cenoura (Daucus carota) é uma raiz originária do Afeganistão, mas que apresentava nos seus primórdios uma cor púrpura, branca ou amarela. A cenoura laranja que consumimos actualmente foi desenvolvida no século XVII na Holanda. Ainda assim, as outras variedades continuam a existir actualmente.

Informação nutricional

Ao contrário do que é habitualmente dito, apesar do conteúdo de hidratos de carbono ser ligeiramente superior aos restantes hortícolas, o valor energético da cenoura é também baixo. A sua cor laranja deve-se à presença de carotenos. É também uma fonte de vitamina E e ácido fólico, bem como de potássio e cálcio. Além disso, o teor de fibra é considerável.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

 

Cenoura crua

Cenoura cozida

Energia (kcal)

19

17

Água (g)

92

91,7

Proteína (g)

0,6

0,7

Lípidos (g)

0

0

Hidratos de carbono (g)

4,4

3,6

Fibra (g)

2,6

3,0

Carotenos (µg)

5600

5780

Vit. E (mg)

0,50

0,50

Ác. fólico (µg)

28

16

Potássio (mg)

312

215

Calcio (mg)

41

45

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. 
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006

Vantagens e desvantagens

Diz-se da cenoura fazer os olhos bonitos! Os carotenos que dão cor laranja à cenoura são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

A vitamina E tem uma importante acção antioxidante, evitando os danos nos tecidos. O ácido fólico é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular. A fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

 

Como comprar e conservar

Opte por cenouras de tamanho pequeno ou médio porque são normalmente as mais saborosas. A cor deverá ser laranja vivo e apresentar uma textura firme. Evitar cenouras com mazelas, manchas e que se apresentem flácidas.

As cenouras frescas conservam-se durante bastante tempo quando armazenadas num local fresco e arejado. No frigorífico poderão ser conservadas durante 2-3 semanas.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: