segunda-feira, 15 de junho de 2009

Grão-de-bico




O grão-de-bico é uma leguminosa produzida pela planta Cicer arietinum, cujo cultivo é feito sobretudo na região do Mediterrâneo e Ásia. Existem três variedades principais, o deshi tem um tamanho mais reduzido e coloração amarela ou negra, o kabul ou kabuli tem um tamanho médio ou grande e coloração clara, por último, o gulabi tem um tamanho pequeno, textura lisa e coloração clara. Apesar de existirem outras formas de preparação culinária, na gastronomia Portuguesa o grão-de-bico é consumido preferencialmente como leguminosa seca, que é rehidratada e cozida.

Informação nutricional

O grão-de-bico é uma excelente fonte de hidratos de carbono, sendo o amido o mais abundante. Além disso, tem um importante teor de proteínas de origem vegetal. Apesar de ser o mais elevado das leguminosas secas, tem um baixo teor de lípidos, sendo predominantemente monoinsaturados. Desta forma, o valor energético, apesar de moderado, é dos mais elevados do grupo das leguminosas secas. Além disso, destaca-se o conteúdo em fibra alimentar.

Relativamente à vitaminas, destaca-se o teor em folatos e vitamina B1. Quanto aos minerais, o grão-de-bico apresenta valores consideráveis de ferro, fósforo e potássio.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

 

Grão-de-bico

(cozido e demolhado)

Energia (kcal)

121

Água (g)

65,8

Proteína (g)

8,4

Lípidos (g)

2,1

Hidratos de carbono (g)

16,7

Amido (g)

15,1

Fibra (g)

5,1

Vitamina B1 (mg)

0,1

Folatos (μg)

54

Ferro (mg)

2,1

Fósforo (mg)

83

Potássio (mg)

270

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 72-73.

Vantagens e desvantagens

amido é um hidrato de carbono complexo presente abundantemente no grão-de-bico. Como a sua digestão é complexa, produz um efeito lento e progressivo na glicemia é lenta e possibilita uma resposta mais adequada do organismo. Assim, o grão-de-bico é uma óptima opção para consumir de hidratos de carbono mantendo o controlo da glicemia, nomeadamente para os diabéticos.

O teor de fibra alimentar do grão-de-bico facilita o trânsito intestinal, ajudando no caso de obstipação, e no controlo dos níveis de colesterol e glicemia do sangue. No entanto, é desaconselhado para pessoas com distúrbios gastrointestinais, nomeadamente a acumulação de gases, devido à produção adicional de gases durante a fermentação da casca no intestino. Nestes casos, deverá remover a casca das leguminosas depois de cozidas. Pode também optar pelo puré, mas neste caso perde-se grande parte da fibra devido à quebra da sua estrutura.

proteína das leguminosas secas tem um valor biológico mais baixo que a proteína animal porque carece do aminoácido essencial metionina, denominado aminoácido limitativo. No entanto, poderá obter um valor biológico elevado combinando as leguminosas com cereais, como o arroz, visto compensarem a falta da metionina. Este processo denomina-se complementaridade proteica.

Apesar do teor de sódio do grão-de-bico ser baixo, as variedades enlatadas podem conter grandes quantidades deste mineral através do sal adicionado.

O grão-de-bico tem um teor moderado de purinas, no entanto poderá ser prejudicial para pessoas que sofram de níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) ou gota.

Como comprar e conservar

Geralmente, o grão-de-bico é vendido seco ou enlatado. A variedade seca pode ser comprada em embalagem com um peso determinado ou a granel. Certifique-se que a embalagem está intacta e os grãos estão inteiros, têm um tamanho e coloração uniformes e não apresentam manchas escuras ou humidade na superfície. Quando conservados em local fresco, seco e protegido da luz podem ser conservados por bastante tempo. Na compra de grão-de-bico enlatado, deverá ter em atenção se a lata não está danificada e não apresenta ferrugem, o conteúdo não deverá apresentar manchas, bolores ou um odor demasiado intenso.

Depois de cozinhado, o grão-de-bico pode ser conservado por alguns dias no frigorífico em recipiente hermético. Pode também ser conservado durante uns meses quando congelado. A descongelação deverá ser lenta, nomeadamente na prateleira inferior do frigorífico, em banho-maria ou no microondas.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: