terça-feira, 23 de junho de 2009

Abacate



O abacate é originário do México, Colômbia e Venezuela. Actualmente é cultivado em regiões subtropicais. Tem forma de pêra e a sua polpa é de consistência pastosa. No seu interior contém uma única semente (ou caroço).

O abacate pesa cerca de 200 a 400 g, mas pode atingir até 2 kg.

Informação nutricional

Depois da água, a sua principal componente são as gorduras, o que lhe confere um elevado teor em calorias. A sua gordura é maioritariamente monoinsaturada, tal como a gordura que encontramos no azeite. Tem um baixo teor de hidratos de carbono e menor ainda de proteínas. É pobre em sódio e rico em magnésio e potássio.

Relativamente às vitaminas, o abacate constitui um excelente antioxidante pela sua riqueza em provitamina A e em vitamina E.

Tabela de composição nutricional por 100 g

 

Abacate

Energia (kcal)

108

Água (g)

82,4

Proteína (g)

1,1

Lípidos (g) dos quais:

10,5

 Monoinsaturados (g)

6,5

Hidratos de carbono (g)

2,3

Fibra (g)

3

Vitamina A (µg)

5,0

Vitamina E (µg)

32

Magnésio (mg)

21

Sódio (mg)

15

Potássio (mg)

36

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 94 e 95.


Vantagens e desvantagens

Pela sua riqueza em lípidos insaturados e vitamina E (antioxidante), torna-se recomendável o seu consumo em indivíduos com problemas cardiovasculares.

Por outro lado, por ser um alimento calórico, deve ser moderadamente consumido por indivíduos que tenham excesso de peso ou obesidade.

Pelo seu elevado teor em potássio, este alimento também deve ser de consumo limitado por pessoas que sofram de insuficiência renal, nas quais os teores de potássio devem ser rigorosamente controlados.

Como comprar e conservar

Durante a compra, deve escolher o fruto que não tenha manchas negras ou sinais de grande maturação. A pele deve estar intacta e, ao colocar o polegar sobre o fruto, não deverá sentir que este cede á pressão.

Se não estiver totalmente maduro, conserva-se à temperatura ambiente durante 1 a 3 dias. Se já estiver suficientemente maduro, o abacate deve ser conservado na parte menos fria do frigorífico.

Quando consumir apenas uma parte do abacate, pode guardar o restante sem que se degrade. Para tal, baste espremer sumo de limão sobre o fruto.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

1 comentário:

Ana Powell disse...

São sempre bem vindos, adoro-os.
Obrigada pela informação x