sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tomate



O tomate é o fruto da planta Lycopersicon lycopersicum da família Solanaceae e originário da América Central e do Sul. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é um fruto com segmentos interiores carnudos repletos de sementes envoltas por uma matriz aquosa. É muito popular, versátil e disponível numa grande variedade de tamanhos, formas e cores.

Informação nutricional

O valor energético do tomate é baixo e o seu conteúdo em água representa 94% do seu peso. Por conseguinte o seu teor de hidratos de carbono é baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se os carotenos, nomeadamente o licopeno, a vitamina C e o ácido fólico, bem como o potássio e o magnésio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

 

Tomate cru

Tomate conserva ao natural

Energia (kcal)

19

19

Água (g)

93,5

93,8

Proteína (g)

0,8

1,0

Lípidos (g)

0,3

0,3

Hidratos de carbono (g)

3,5

3,2

Fibra (g)

1,3

0,9

Carotenos (µg)

510

2000

Vit. C (mg)

20

15

Ác. fólico (µg)

17

11

Sódio (mg)

13

29

Potássio (mg)

253

274

Magnésio (mg)

11

11


mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Pão de mistura = Pão de mistura de trigo e centeio. Pão de forma = o principal cereal usado é o trigo.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


Vantagens e desvantagens

O licopeno, um caroteno responsável pela cor vermelha do tomate, tem sido um tema em voga na investigação recente. O licopeno é um antioxidante e protege as células e outras estruturas, como o DNA, das agressões provocadas pelos radicais livres. Assim, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro, como o colorectal e da próstata. O tomate tem ainda outros antioxidantes importantes, como a vitamina C e o beta-caroteno.

O tomate é um dos alimentos vulgarmente associados com alergias alimentares. Os sintomas incluem eczema, urticária, erupções cutâneas, dores de cabeça, irritação ocular e das vias nasais e distúrbios gastrointestinais.

Como comprar e conservar

Escolha tomates frescos, de pele lisa e suave ao tacto, sem mazelas ou manchas visíveis. Como o tomate continua a amadurecer depois de colhido, a intensidade da cor vermelha é um bom indicador do grau de maturidade. Poderá escolher exemplares mais escuros para consumo imediato e outros menos maduros para os conversar.

Poderá conservá-los no frigorífico durante alguns dias. A sua pele rígida e a sua acidez permitem que as perdas vitamínicas sejam muito baixas durante a conservação.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: