domingo, 28 de junho de 2009

Feijão




O feijão é uma leguminosa extraída da vagem das plantas do género Phaseolus, sendo posteriormente seca e comercializada. É originário da América latina e encontra-se actualmente difundido por todas as regiões do mundo.

A variedade mais comum tem o nome científico de Phaseolus vulgaris e apresenta uma coloração branca, preta ou vermelha. Os mais conhecidos são o feijão-frade, manteiga, preto e encarnado.

Informação nutricional

Os hidratos de carbono e as proteínas são os principais componentes do feijão. São uma boa fonte de fibra alimentar, tiamina (vitamina B1) e niacina (vitamina PP), ácido fólico, potássio, fósforo, ferro e magnésio. As variedades enlatadas têm habitualmente um conteúdo de sódio bastante superior, que advém da adição de sal durante o processamento.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)


 

Feijão-branco

Feijão-frade

Feijão-manteiga

Energia (kcal)

91

116

94

Água (g)

69,6

66,2

68,6

Proteína (g)

6,6

8,8

7,8

Lípidos (g)

0,5

0,7

0,6

Hidratos de carbono (g)

14,6

18,1

14,0

Fibra (g)

6,7

4,7

7,0

Tiamina (mg)

0,10

0,19

0,14

Niacina (mg)

0,60

0,50

0,70

Ác. fólico (µg)

43

210

43

Potássio (mg)

320

320

415

Fósforo (mg)

120

140

148

Magnésio (mg)

47

47

51

Ferro (mg)

2,5

1,9

2,7

Os alimentos apresentados referem-se às versões rehidratadas e cozidas. mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Pão de mistura = Pão de mistura de trigo e centeio. Pão de forma = o principal cereal usado é o trigo.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


Vantagens e desvantagens

O seu elevado conteúdo em fibra ajuda a estimular o trânsito intestinal e, por isso, a prevenir casos de obstipação. Além disso, ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

As proteínas do feijão são de qualidade mais baixa que a do ovo ou carne. No entanto, esta qualidade pode ser aumentada se combinar o consumo de feijão com cereais, como o arroz. As leguminosas, como o feijão, são pobres num aminoácido chamado metionina. Ao associar estes dois alimentos, é possível compensar a pobreza neste aminoácido e obter uma proteína de boa qualidade.

Os hidratos de carbono são predominantemente complexos, pelo que o organismo consegue responder com maior eficácia à sua absorção e controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia).

O ferro desempenha um papel importante no transporte de oxigénio no organismo, na produção de energia e no sistema imunitário. É particularmente importante nas mulheres menstruadas por terem um maior risco de deficiência neste mineral devido às perdas de sangue.

Pessoas com problemas intestinais, como flatulência, devem evitar o consumo do grão inteiro. Poderão optar ralar o feijão e consumi-lo como puré.

Como comprar e conservar

As variedades secas devem estar isentas de humidade, bolores ou manchas. O feijão deve estar inteiro e sem fracturas. Nas variedades enlatadas, deverá garantir que a lata não está abaulada ou com fissuras.

Conserve o feijão seco num recipiente fechado para evitar a entrada de humidade. Coloque-o num ambiente fresco, seco e escuro onde poderá permanecer em boas condições até 12 meses.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: