sexta-feira, 12 de junho de 2009

Castanha




Tal como a grande maioria dos seus familiares, os frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc), a castanha é um alimento tipicamente outonal. O que o torna diferente é, sem dúvida a sua composição nutricional. É menos calórica que os restantes frutos gordos e amiláceos, já que o seu teor em gordura é significativamente inferior, no entanto, apresenta um teor superior em hidratos de carbono.

O seu nome científico é Castanea Sativa. Embora a variedade mais consumida seja a variedade comum ou europeia, existem três outros tipos específicos de castanhas, nomeadamente, a castanha da China, a castanha japonesa e castanha americana. O valor nutricional é muito semelhante em todas as variedades do fruto, diferenciando-se sobretudo, no teor de hidratos de carbono, mais intenso na castanha da China.

Informação nutricional

As castanhas são um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos. A quantidade de gordura que apresentam, é em tudo muito semelhante à dos cereais, e consequentemente, muito inferior à dos restantes frutos gordos. Por outro lado, o seu conteúdo em água é de cerca de 50 %. Todas estas propriedades fazem da castanha um fruto de teor calórico muito inferior aos restantes frutos de outono.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)


 

Castanha assada com sal

Miolo de castanha

Energia (kcal)

211

185

Água (g)

39,4

48,5

Proteína (g)

3,5

3,1

Lípidos (g)

1,3

1,1

Hidratos de carbono (g)

45,5

39,8

Vitamina A (μg)

11

11

Vitamina C (mg)

46

51

Folatos (μg)

56

61

Cálcio (mg)

23

20

Potássio (mg)

571

500

Magnésio (mg)

48

33

mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.

Vantagens e desvantagens

Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia.

Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), em base para sopas, na confecção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.

Ao contrário da maioria dos frutos, não é comum, consumir-se castanha crúa pela sua grande adstringência e dureza.

Como comprar e conservar

As castanhas encontram-se no mercado desde princípios de outono a finais de inverno. No momento da compra, deve ter-se particular cuidado na observação do estado da sua pele, que deve ser bem brilhante e intacta (sem cortes ou gretas). Para conservar em casa, devem ser guardadas em local fresco e seco. É importante que não sejam comprimidas e amaçadas, devendo estar separadas entre si, tanto quanto possível para que não fiquem moídas. Tanto cruas como assadas, as castanhas podem perfeitamente conservar-se num congelador durante cerca de 6 meses.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil



Fonte: Nestlé

Sem comentários: