segunda-feira, 29 de junho de 2009

Queijo de Ovelha Amanteigado



O queijo de ovelha amanteigado obtém-se, tal como o nome indica, a partir do leite de ovelha cru. As suas características organolépticas, muito apreciadas, estão intimamente ligadas às pastagens na Serra da Arrábida e também à utilização da flor de cardo para coagulação do leite.

Consiste num queijo curado, redondo e pequeno (100 g e 250 g), em forma de cilindro achatado e com crosta amarelada. A pasta, também amarelada, tem um aspecto cremoso, untuoso, com poucos ou nenhuns olhos e textura fechada e amanteigada.

O sabor e aroma, embora sejam característicos e inconfundíveis, podem ser definidos como um misto de acidificado e salgado, ligeiramente picante.

Informação nutricional

Este queijo caracteriza-se essencialmente pelo seu elevado teor de gordura, mas também pela sua riqueza em minerais essenciais como o cálcio e o fósforo. Tal como a maioria dos queijos, é muito rico em proteínas de alto valor biológico e ainda em vitaminas, sobretudo lipossolúveis.

Tabela de composição nutricional (por 100 g):


 

Queijo Ovelha Amanteigado

Energia (kcal)

389

Água (g)

36,5

Proteína (g)

25,5

Lípidos (g)

31,5

Hidratos de carbono (g)

0,2

Vitamina A (µg)

285

Vitamina D (µg)

0,24

Cálcio (mg)

815

Fósforo (mg)

585

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 26

Vantagens e desvantagens

Os nutrientes do queijo de ovelha amanteigado são mais facilmente assimilados e aproveitados que os do leite, graças á coagulação produzida pelo cardo, adicionado ao queijo durante o processo de fabrico.

Excelente fonte de proteínas de alto valor biológico (que fornecem todos os aminoácidos essenciais, nas proporções certas).

Uma vez que é um alimento com um elevado teor de gordura (cerca de 45% da matéria seca), deve ser consumido de forma moderada, principalmente por indivíduos que sofrem de problemas cardiovasculares e de excesso de colesterol no sangue.

O processo de cura faz deste queijo uma fonte rica em sódio, logo o seu consumo deve ser limitado em pessoas com hipertensão arterial.

Devido ao seu elevado teor de gordura, o queijo de ovelha amanteigado também deve ser moderadamente consumido por pessoas com excesso de peso ou obesidade.

Como comprar e conservar

A melhor forma de conservar este queijo é mantê-lo num ambiente fresco e húmido. No Verão, envolva-o em papel de cozinha e coloque-o na prateleira dos legumes, no frigorífico. No Inverno, deve evitar-se o frigorífico, devendo colocar-se o queijo num armário, coberto com um pano húmido e tendo o cuidado de o voltar com alguma regularidade.

Para conservar o queijo por longos períodos, pode sempre recorrer à congelação, que afecta pouco ou nada as suas propriedades.



Fonte: Nestlé

Sem comentários: