quarta-feira, 24 de junho de 2009

Milho



Embora seja muitas vezes confundido com um hortícola, o milho é um cereal. Pode ser adquirido tanto em lata (previamente cozinhado), como em cru sob a forma de maçaroca de milho. Geralmente, o milho embalado tem um teor mais elevado em açúcares simples, pelo que deve ser consumido com maior moderação, relativamente ao milho em maçaroca.

Informação nutricional

Destaca-se a notável quantidade de hidratos de carbono que possui (principalmente o amido). Ainda que não seja excepcionalmente rico em vitaminas, contém um teor apreciável de vitamina A e Folato. Quanto aos minerais, constitui uma excelente fonte de magnésio, fósforo e potássio.

Tabela de composição nutricional por 100 g

 

Milho cru

 (grão seco)

Milho

Doce

Energia (kcal)

371

86

Proteína (g)

9,3

3,2

Lípidos (g)

4,9

-

Hidratos de carbono (g)

70,3

19

Amido (g)

70,3

-

Fibra (g)

2,9

2,7

Vitamina A (µg)

28

28

Ácido Fólico (µg)

26

26

Magnésio (mg)

113

37

Fósfoto (mg)

185

89

Potássio (mg)

285

270

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 74 e 75.

Vantagens e desvantagens

Rico em hidratos de carbono, o milho é importante no fornecimento de energia, embora as pessoas portadoras de Diabetes devam ter especial atenção no consumo de milho doce.

É um dos cereais mais importantes para quem sofre de doença celíaca, porque não contém glúten (proteína que deve ser completamente abolida da alimentação de um celíaco).

O seu elevado conteúdo em fibra ajuda a promover a saciedade e a combater a obesidade.

Como comprar e conservar

O milho pode comprar-se em maçaroca, congelado, ou enlatado, previamente cozinhado.

O milho fresco deve ser consumido no mesmo dia em que é adquirido. Caso contrário, pode conservar-se no frigorífico durante aproximadamente 3 dias. Quando congelado em casa, dura cerca de 12 meses.

O milho doce perde rapidamente as suas características se não for adequadamente conservado.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: