sexta-feira, 17 de julho de 2009

Alho




Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo (a "cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes (os "dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.

Apreciado pelas suas propriedades terapêuticas, era usado já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência. As suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na idade média.

A maioria das propriedades do alho devem-se aos seus vários compostos de enxofre. Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais. Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.

Informação nutricional

O alho é uma boa fonte de vitaminas B6, assim como de potássio, fósforo e magnésio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Alho cru

Energia (kcal)

67

Água (g)

79,8

Proteína (g)

3,8

Lípidos (g)

0,6

Hidratos de carbono (g)

11,3

Fibra (g)

1,3

Vit B6 (mg)

0,38

Potássio (mg)

346

Fósforo (mg)

86

Magnésio (mg)

17


mg = miligramas.
Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

Sabe-se que o alho contribui para a redução de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente. Reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.

A vitamina B6, em conjunto com a vitamina B12, é essencial para a conversão da homocisteína, mantendo baixos os seus níveis. A homocisteína é uma molécula que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e cujos elevados níveis no sangue estão associados com um maior risco de doença cardiovascular.

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. O fósforo é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e regula também a actividade das proteínas.

O magnésio, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.

Como comprar e conservar

De forma a obter o máximo sabor e benefícios nutricionais deve adquirir alho fresco, que se encontra disponível no mercado todo o ano. Adquira o alho que apresente forma abaulada e a pele intacta. Aperte gentilmente o alho entre os dedos de forma a verificar que o mesmo se encontra firme. Evite o alho que se apresente mole, enrugado ou bolorento. Estes podem ser sinais indicadores de deterioração que irá originar menor sabor.

Poderá armazenar o alho fresco num local descoberto ou num recipiente coberto afastado do calor e da luz solar. Isto ajudará o alho a manter a sua frescura. Não é necessário conservar o alho no frigorífico. Algumas pessoas descascam e congelam o alho, no entanto, este processo reduz seu perfil de sabor e transforma a sua textura. Dependendo da sua idade e variedade, os bolbos inteiros de alho mantêm-se frescos entre duas semanas a dois meses. Inspeccione o bolbo frequentemente e retire qualquer dente que apareça seco ou bolorento.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil

Canapés de Queijo Fresco com Ervas

Caldo verde à Minhota

Bacalhau Assado com batatas a murro

Fonte: Nestlé

1 comentário:

Anabela disse...

Adorei o vosso blog,ja sou vossa seguidora,bjs