sexta-feira, 3 de julho de 2009

Beringela




A beringela é um hortícola de forma variável (ovóide, esférica ou alongada), sendo a forma ovóide ou tipo pêra a mais comum, tem polpa carnuda e esponjosa e, regra geral, tem uma coloração roxa no exterior. A variedade selvagem é originária da Índia e foi na China que começou a ser cultivada.

Informação nutricional

A beringela tem um valor energético muito baixo e é rica em água. O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destaca-se o ácido fólico, bem como o potássio.


Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Beringela crua

Beringela grelhada com azeite

Energia (kcal)

16

89

Água (g)

92,5

80.4

Proteína (g)

1.1

1.9

Lípidos (g)

0.2

7.1

Hidratos de carbono (g)

2.4

4.3

Ác. fólico (µg)

20

25

Potássio (mg)

234

373

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.

A beringela é uma boa fonte de compostos fenólicos, cuja actividade antioxidante ajuda a proteger contra danos nas células e tecidos.

Como comprar e conservar

Escolha beringelas firmes ao tacto e pesadas relativamente ao tamanho. A pele deve ser lisa e de cor viva, sem mazelas ou zonas moles. O pé no topo da beringela deve ter uma cor verde e não estar amolecido. Para testar o grau de maturação da beringela, pressione ligeiramente a pele com o dedo, se deixar marca é porque está madura.

Deverá ter cuidado na manipulação porque trata-se de um alimento delicado. Conserve no frigorífico logo a seguir à compra e não deixe passar muito tempo até consumir. Não envolva em película porque impede a respiração e afaste dos restantes hortícolas para limitar o amadurecimento precoce.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: