segunda-feira, 13 de julho de 2009

Batata Doce



Uma fonte adocicada de inúmeros nutrimentos energéticos, plásticos e protectores sempre aliado a um sabor e aroma muito peculiares.

A batata-doce é um alimento que se inclui no grupo dos tubérculos e que se destingue pelo seu sabor adocicado. Na realidade, a batata-doce é uma variedade de batata.
 
Teve origem na América Central e é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo Homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história, pois encontram-se vestígios de batata-doce em cavernas peruanas que remontam há 10 000 anos.

Cristovão Colombo trouxe a batata-doce para a Europa após a sua primeira viagem à Terra Nova em 1492. No século XVI, este tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores Espanhóis e para a África, Índia, Indonésia e sul da Ásia por Portugueses. Nesta altura, a batata-doce começou a ser cultivada no sul dos Estados Unidos da América (EUA), permanecendo o seu cultivo até aos dias de hoje.

Actualmente, os principais produtores de batata-doce são a China, Indonésia, Vietnam, Japão, Índia e Uganda.

A batata-doce é um tubérculo esbelto, de polpa branca alaranjada, com casca fina que pode admitir a cor branca, amarela, laranja, vermelha ou púrpura.


Informação nutricional

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)



 


Batata-doce crua


Energia (kcal)


119


Água (g)


67,2


Proteína (g)


1


Lípidos (g)


0


Hidratos de carbono (g)


28,3


Mono e dissacarídeos (g)


7,9


Fibra (g)


2,7


Potássio (mg)


350


Sódio (mg)


21


Vitamina A (µg)


650


Vitamina B6 (mg)


0,09


Vitamina E (mg)


4,6


Vitamina C (mg)


25


Ácido fólico (µg)


17


Caroteno (µg)


3900


Ferro (mg)


0,4




mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

A composição nutricional da batata-doce é semelhante à da batata, contudo, apresenta teores nutricionais superiores aos da segunda no que respeita a:

- Densidade energética, graças ao teor em hidratos de carbono complexos (amido) e açúcares (responsáveis pelo sabor doce);
- Vitamina A, sob a forma de beta-caroteno (particularmente nas variedades cuja polpa é amarela alaranjada). A intensidade do amarelo ou laranja da batata-doce deve-se ao seu teor neste nutrimento. O beta-caroteno, também conhecido como pró-vitamina A, é um antioxidante que apresenta maior biodisponibilidade na batata-doce do que na hortaliça de folha verde escura. A vitamina A ajuda, ainda, a proteger dos danos causados pelo tabaco;
- Vitaminas C e E, ácido fólico e sódio;

- Além destes, é também rica em potássio, manganês, cobre, fibra, ferro e vitamina B6 (a qual converte homocisteína em moléculas protectoras. Níveis elevados de homocisteína podem estar associados a risco de doença coronária e acidente vascular cerebral).

Por estas razões, a batata-doce é um alimento adequado para indivíduos com elevado gasto energético.

De salientar que, este alimento tem sido alvo de pesquisa por apresentar grande capacidade antioxidante devido ao seu perfil proteico. Assim, compreende-se a capacidade terapêutica atribuída à batata-doce.
Quando este tubérculo apresenta polpa púrpura é rico em antocianinas, que apresentam um poder antioxidante mais elevado do que as outras variedades.
A vitamina C e beta-caroteno são poderosos antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres. Estes radicais são compostos que provocam lesões a nível celular. Estes nutrimentos são também anti-inflamatórios, o que pode ajudar a reduzir certas condições de inflamação.
A batata-doce também é rica em ácido fítico e oxalatos que podem diminuir a biodisponibilidade de alguns nutrimentos como zinco, ferro e cálcio.

A perda de nutrimentos hidrossolúveis, como vitamina C, B6 e ácido fólico, pode ser evitada através da utilização de métodos culinários como cozer a vapor. 

Como comprar e conservar

Pode encontrar a batata-doce no seu supermercado em qualquer altura do ano, embora a sua época de cultivo sejam os meses de Novembro e Dezembro.
Escolha as mais firmes e que se apresentem integras e não apresentem contusões ou manchas. Evite as que estão expostas na secção do frio, já que as temperaturas negativas alteram o seu sabor.
A batata-doce deve ser acondicionada num local fresco, seco, escuro e bem ventilado (sem saco de plástico), até 10 dias. Idealmente, deveria ser armazenada a temperaturas até aos 15ºC para manter as suas características nutricionais e organolépticas.

Se a temperatura ambiente for elevada, a batata-doce pode germinar e fermentar. Para evitar esta situação aconselha-se que a cozinhe e a mantenha no frigorífico durante uma semana ou também a pode congelar.

A batata-doce consome-se sempre cozinhada. O melhor método de confecção, quer em termos nutricionais quer em termos organolépticos, é assada no forno e inteira, mas também se pode consumir frita.

Pela sua particularidade doce combina muito bem com canela, mel, coco, lima e noz-moscada.
Com este alimento também se confeccionam doces de pastelaria e compotas.

Fonte: Nestlé

Sem comentários: