terça-feira, 14 de julho de 2009

Tofu



O Tofu teve origem na China há cerca de 2000 anos.

Embora os detalhes da sua invenção sejam desconhecidos, diz a lenda que foi descoberto, por acaso, quando um cozinheiro chinês adicionava algas a um pote com “leite de soja”. A junção coalhou, resultando daí o Tofu. A espécie da soja que dá origem a este alimento é Glycine max.
Após a sua descoberta, o Japão foi o país onde o Tofu se tornou mais popular a partir do século VIII, sendo designado desta forma apenas após o século XV. A sua divulgação a nível mundial ocorreu durante o século XVII.
O consumo de Tofu nos países ocidentais tem aumentando desde os anos 60, graças ao crescente interesse pela alimentação saudável e, simultaneamente, à divulgação dos seus benefícios evidenciados pela investigação. 

Sendo obtido a partir da coalhada de “leite de soja”, exibe, por essa razão, uma coloração esbranquiçada.
Geralmente, o consumidor associa o Tofu a um alimento-chave da cozinha asiática, contudo, cada vez mais ocupa um lugar cativo na gastronomia dos países ocidentais.
O Tofu é um dos alimentos mais versáteis, uma vez que apresenta inúmeras finalidades distintas, pois pode ser utilizado como molho para salada, como entrada, prato principal, sobremesa... Além disso, apresenta sabor neutro, que lhe confere a capacidade de absorver os sabores dos ingredientes que com ele entram em contacto. Apresenta, ainda, uma diversidade de consistências melhorando a complexidade e o requinte das receitas que o contém! A textura do Tofu pode apresentar-se macia, firme ou extra-firme.




Informação nutricional

O Tofu é um alimento muito interessante sob o ponto de vista nutricional, pois apresenta um baixo valor energético, contém elevado teor proteíco, baixo teor glicídico e teor moderadamente lipídico, sendo praticamente isento de ácidos gordos saturados e rico em ácidos gordos n-3 (Ω-3). É rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio e sódio e, em oligoelementos como ferro, cobre e manganês.

 

Tofu

Energia (kcal)

76

Água (g)

85

Proteína (g)

8,5

Lípidos (g)

4,4

      Ác. gordos saturados

1,0

      Ác. gordos polinsaturados

2,5

Hidratos de Carbono (g)

0,7

Fibra (g)

0,3

Sódio (mg)

6,0

Cálcio (mg)

128

Fósforo (mg)

106

Magnésio (mg)

91

Ferro (mg)

1,6


Tabela de composição nutricional (100g de porção edível) mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.



Vantagens e desvantagens


Vários estudos recentes têm revelado uma associação inversa entre ingestão de Tofu com os níveis plasmáticos de colesterol LDL, triglicerídeos e risco de coagulação sanguínea. Pelo contrário, apresenta uma associação positiva com os níveis séricos de colesterol HDL. Por estas razões, a função cardiovascular é melhorada, reduzindo o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. Estes efeitos devem-se essencialmente à contribuição dos ácidos gordos n-3.
A ingestão de Tofu, devido à contribuição da soja, tem ajudado a aliviar os sintomas associados à menopausa, pelo facto de apresentar teores consideráveis de fitoestrogénios, tais como isoflavonas, genisteína e daidzeína. No organismo da mulher, estes compostos podem ter um efeito similar ao dos estrogénios endógenos. Durante a pré-menopausa, as mulheres apresentam flutuações nos níveis de estrogénios, estes podem aumentar para valores muito elevados e decaírem para níveis abaixo do normal. Os fitoestrogénios podem ajudar a equilibrar este balanço, bloqueando o aumento dos níveis de estrogénios quando estes estão elevados e promovendo a sua secreção quando estes estão diminuídos.
As isoflavonas podem também contribuir para a redução da reabsorção óssea, prevenindo a osteoporose. Adicionalmente, muitos tipos de Tofu são enriquecidos em cálcio, o que pode reforçar a prevenção desta patologia.
Tofu é uma excelente fonte de ferro, o qual é parte fundamental na hemoglobina – molécula responsável pelo transporte do oxigénio dos pulmões para as células. É também rico em cobre, cuja função é essencial para a síntese de hemoglobina e, consequentemente, para a correcta utilização do ferro pelos glóbulos vermelhos. O Tofu é também uma boa fonte de manganês, este juntamente com o cobre funcionam como co-factores para o complexo enzimático superóxido dismutase, importante na prevenção do stress oxidativo em células aeróbias.
Um oligoelemento, com efeito antioxidante, fornecido pelo Tofu é o selénio. Este é um co-factor de um importante complexo antioxidante – glutationa peroxidase – cujo efeito é potenciando com a vitamina E. O selénio está também envolvido na reparação do DNA, diminuindo o risco de desenvolvimento de carcinomas.
A soja e os alimentos à base de soja, como o Tofu, são um dos grupos de alimentos mais associados a reacções alérgicas. Estes alimentos contêm quantidades apreciáveis de oxalatos, que podem diminuir a absorção de cálcio.



Como comprar e conservar


O Tofu é geralmente apresentado ao consumidor sob a forma de blocos rectangulares. Existe disponível refrigerado em embalagens individuais ou familiares, ou então em recipientes fechados assepticamente que não necessitam de refrigeração até à data de abertura. Em qualquer um dos casos, uma vez aberta a embalagem, o Tofu deve ser bem lavado, mantido num recipiente aberto com água e colocados no frigorífico. Se a água for mudada diariamente, o Tofu manter-se-á fresco durante uma semana.
O Tofu também pode ser congelado, dentro da sua embalagem original, mantendo-se conservado até 5 meses. Este método de conservação pode alterar a sua textura e cor, tornando-se mais esponjoso e absorvente e com coloração mais amarelada. Esta alteração das propriedades físicas é, na realidade, adequada para determinadas preparações gastronómicas.
Se seleccionar Tofu com base na sua consistência poderá observar que o mais firme apresenta um teor lipídico mais elevado. Já o de consistência mais suave é, habitualmente, mais pobre em gordura.
Para se certificar que o Tofu é enriquecido em cálcio, verifique na lista de ingredientes se contém cálcio precipitado sob a forma de sulfato de cálcio. Métodos que utilizam cálcio no processamento do Tofu podem ajudar a coagular o “leite de soja” mais rapidamente.




Fonte: Nestlé

Sem comentários: