sexta-feira, 10 de julho de 2009

Maçã




A macieira teve origem no oriente da Europa e sudoeste da Ásia. Devido ao sucesso que obteve nestas regiões foi rapidamente disseminada pelas regiões temperadas de todo o mundo.
Ao longo dos séculos, têm sido desenvolvidos híbridos da macieira, cuja evolução permite que actualmente tenhamos mais de 7000 variedades de Maçã disponíveis no mercado.

A Maçã pertence ao género Malus e as suas espécies mais comuns são Malus domestica e Malus sieversii.
A Maçã é um fruto arredondado, com polpa branca, podendo exibir casca vermelha, amarela ou verde. Apresenta um sabor moderadamente doce, refrescante e textura ácida, presente em maior ou menor grau dependendo da variedade da Maçã. Por exemplo, as maçãs Golden ou Red Delicious são leves e doces enquanto as Pippins e Granny Smith apresentam um sabor forte e ácido. Habitualmente, a Maçã amarela ou verde ligeiramente coradas apresentam um sabor mais acentuado.
A Maçã ácida conserva melhor a sua textura durante a cozedura, já a doce, como Breaburn e Fuji, são ingeridas habitualmente cruas.




Informação nutricional

A Maçã é um fruto que se destaca pelas quantidades de fibra alimentar, flavonóides e vitamina C que fornece. Outras características do perfil nutricional que fornece são os teores vestigiais em lípidos e proteínas e elevado teor em água e hidratos de carbono, principalmente simples.
A maior parte da fibra e flavonóides que contém encontram-se na casca. No entanto, a Maçã das culturas tradicionais é mais susceptível de conter resíduos de pesticidas na casca, pelo que poderá não ser frequente ingeri-la inteira, pois quando a casca não exibe aspecto apetecível o consumidor tem tendência a descascá-la. Contudo, ao optar por ingerir a Maçã em peça, em vez de sumo ou polpa, está a aportar um teor nutricional mais rico em fibra, vitaminas, minerais e polifenóis.
O teor de compostos fenólicos e flavonóides varia entre as espécies. A Maçã Fugi é uma das que apresenta um teor mais elevado nestes compostos.


Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Maçã crua com casca

Maçã crua sem casca

Energia (kcal)

57

54

Água (g)

82,9

83,8

Proteína (g)

0,2

0,2

Lípidos (g)

0,5

0,5

Hidratos de Carbono (g)

13,4

12,7

Mono e dissacarídeos (g)

13,4

12,7

Fibra (g)

2,1

1,9

Vitamina C (mg)

7,0

5,0

Tabela de composição nutricional (100g de porção edívelmg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.



Vantagens e desvantagens

A Maçã combina inúmeros nutrimentos que a tornam um fruto de eleição para alcançar vários efeitos benéficos para a saúde.
Contém diversas substâncias com acção antioxidante, como vitamina C e fitonutrimentos, em particular flavonóides (quercetina, catecinas, floridzina e ácido clorogénico), que auxiliam na protecção do sistema cardiovascular, pois previnem o processo inflamatório, a agregação plaquetária, esteatose e auxiliam, ainda, na regulação da pressão arterial.
A Maçã corresponde a um fruto fornecedor de fibra tanto solúvel como insolúvel. Vários estudos apontam para uma associação positiva entre a ingestão regular de alimentos ricos em fibra e níveis plasmáticos de colesterol LDL (mau colesterol). Associações desta natureza contribuem, também, para melhorar a função cardiovascular.
Devido ao poder antioxidante de muitos dos nutrimentos presentes na Maçã, este alimento torna-se também interessante no que diz respeito à prevenção do desenvolvimento de carcinomas.
Pelo facto, da casca deste fruto ser rica nestes nutrimentos protectores e para que o efeito destes compostos seja maximizado, a melhor opção é ingeri-lo fresco e inteiro. Assim, recomenda-se a ingestão de Maçã com casca, mas, devido ao facto de por vezes esta estar exposta a agressões do meio ambiente, como pesticidas, poluição, entre outros, recomenda-se a compra de Maçãs de produção biológica, com menor teor destes contaminantes.



Como comprar e conservar

No hemisfério norte, a época da Maçã tem início no final do Verão e prolonga-se até ao início do Inverno. A Maçã que se encontra disponível noutras estações do ano, foi submetida a processos de conservação, como refrigeração, ou importadas do hemisfério sul.
Quando seleccionar a Maçã a ingerir, escolha as que apresentarem um aspecto íntegro, sem manchas e indícios de esmagamento. Lave sempre muito bem as Maçãs antes de as ingerir.
O teor em fitonutrimentos presente na Maçã não é muito afectado pelo armazenamento. Após 100 dias de refrigeração, a quantidade de compostos fenólicos presentes na casca começa a diminuir ligeiramente.
No entanto, ao ingerir a Maçã sob a forma de sumo, o teor em fitonutrimentos é consideravelmente reduzido.
Quando cortar este fruto, de modo a evitar a sua oxidação e, consequentemente, o escurecimento, coloque as fatias numa tigela com água fria e sumo de limão. A Maçã cortada não utilizada, pode ser armazenada no congelador em sacos próprios para o efeito.


As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil

Pudim de Maçã

Rolo de Maçã e Amêndoa

Compota de Maçã com Creme de Baunilha

Fonte: Nestlé

Sem comentários: