quarta-feira, 29 de julho de 2009

Laranja




Existem muitas variedades de laranja que se diferenciam pelo sabor, rugosidade e tamanho. De todas estas variedades, a que tem especial interesse é a laranja doce, consumida como fruta fresca. Outras formas de usar laranjas na culinária são os sumos, os doces, os gelados, as tortas e podem mesmo ser utilizadas em pratos salgados, conferindo frescura, aroma e um agradável sabor ligeiramente ácido.

Informação nutricional

A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de β-caroteno.

A laranja é também uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a acção da vitamina C. A quantidade de fibra é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)


Laranja

Sumo de

Laranja

Refrigerante

de Laranja

Energia (kcal)

42

41

40

Água (g)

86,3

88,8

89,4

Proteína (g)

1,1

0,3

0

Lípidos (g)

0,2

0,1

0

Hidratos de carbono (g)

8,9

9,5

10,5

Fibra (g)

1,8

0

0

Vitamina C (mg)

57

50

0

Caroteno (µg)

120

41

0

Ácido fólico (µg)

31

28

0

Potássio (mg)

159

131

10

Magnésio (mg)

11

5

1,0


mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 96, 114 e 116.

Vantagens e desvantagens

O seu elevado teor em vitamina C, flavonóides e β-caroteno, fazem da laranja uma fruta especialmente interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes (impedem que o “mau colesterol, LDL, se acumule nos vasos sanguíneos). Estes nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro.

O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito interessante, sobretudo em indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas.

A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue).

Como comprar e conservar

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for.

As laranjas que serão consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretende conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico.

Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: