quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ananás




O Ananás é uma planta tropical (Ananas comosus), bem como o nome do próprio fruto, originária da América do Sul (Brasil e Paraguai). Apesar da sua época ser no Verão, pode ser encontrado durante todo o ano.

Este fruto tropical é formado pela fusão de várias flores em torno do núcleo central mais rígido. Quando o ananás é descascado, torna-se fácil de identificar os restos de algumas partes das flores ainda presentes em botões circulares espalhados logo abaixo da casca.

A parte comestível do ananás é a polpa, que é suculenta e apresenta uma coloração amarela. A polpa próxima base do ananás tem uma maior concentrações de açúcares do que a parte superior. Pode ser consumido ao natural ou processado, como conserva em calda, sumo, cristalizado, licor, geleia, etc.

Informação nutricional

O ananás natural tem um elevado conteúdo em água e um baixo valor energético. O conteúdo nutricional melhora consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que uma colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes. Destaca-se o conteúdo em vitamina C, bem como potássio e magnésio. O teor de fibra é moderado.

Devido ao açúcar da calda necessário à conservação, o ananás de conserva tem um valor energético bastante superior ao natural, 23.2 e 9.5, respectivamente.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Ananás natural

Ananás conserva em calda de açúcar

Energia (kcal)

44

91

Água (g)

87,6

74,9

Proteína (g)

0,5

0,2

Lípidos (g)

0,2

0,1

Hidratos de carbono (g)

9,5

23,2

Fibra (g)

1,2

1,0

Vitamina C (mg)

16

7,0

Potássio (mg)

160

110

Magnésio (mg)

13

11

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

O ananás é rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e actua como anti-inflamatório. A investigação tem demonstrado que a bromelaína inibe uma grande variedade de agentes inflamatórios.

O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma acção antioxidante, que ajuda a proteger as células e tecidos de danos ou agressões.

Como comprar e conservar

O estado de maturação do ananás na altura da colheita é determinante para a sua qualidade. Apesar de amadurecer depois de colhido, requer determinadas condições de temperatura para que ocorra. Ainda assim, o processo é difícil porque permanecem imaturos durante algum tempo e no espaço de um ou dois dias podem ficar maduros demais.

Escolhas aqueles em que a polpa cede um pouco quando pressiona com as mãos, com aroma intenso e com um bom peso relativamente à sua dimensão. Evite aqueles que apresentam zonas moles, danificadas ou enegrecidas.

O ananás pode ser conservado à temperatura ambiente por um período de um a dois dias. Se depois deste tempo ainda não o estiver consumido, pode conservá-lo no frigorífico por um período máximo de 3 a 5 dias. Procure evitar a exposição ao ar e durante a conservação.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil

Fonte: Nestlé

Sem comentários: