quinta-feira, 30 de julho de 2009

Massas Alimentícias




As massas alimentícias são produzidos a partir de uma farinha, geralmente de trigo, misturada com água, sal e/ou ovo. Esta mistura é então amassada e moldada em vários formatos, como esparguete, fusilli e macarrão. Esta massa básica pode ser corada com corantes artificiais ou puré de espinafre ou de cenoura, podem ser enriquecidas com ovo e podem ainda ser recheadas, como nos raviolli. O produto final encontra-se normalmente desidratado e é consumido depois de cozido em água.

Apesar da massa (“pasta”) ser a imagem de marca da Itália e da crença generalizada que foi Marco Polo quem a trouxe do Oriente no séc. X, crê-se actualmente que esta foi trazida do Oriente muito antes do seu tempo.

Informação nutricional

O valor nutricional das massas alimentícias depende da composição da farinha que lhe dá origem e do processamento que sofre. Além disso, a adição de outros ingredientes, como o ovo, polpa de hortícolas ou complementos de vitaminas e minerais, influencia grandemente o valor nutricional.

Os hidratos de carbono, nomeadamente o amido, são os nutrientes mais representativos. Tem um conteúdo moderado de proteínas, das quais se destacam o glúten, que lhe confere a elasticidade. O teor de gorduras das massas é baixo. O conteúdo vitamínico e mineral é geralmente pobre e depende do grau de refinação da farinha utilizada na produção.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Esparguete cozido

Massa com ovo cozida

Energia (kcal)

101

71

Água (g)

75,4

83

Proteína (g)

3,4

2.8

Lípidos (g)

0.6

0.6

Hidratos de carbono (g)

19.9

13.3

dos quais amido (g)

19.0

13.0

Fibra (g)

1.5

0.6

Sódio (mg)

238

158

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Pão de mistura = Pão de mistura de trigo e centeio. Pão de forma = o principal cereal usado é o trigo.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

As massas alimentícias constituem uma excelente fonte de amido. Como a absorção
deste tipo de hidratos de carbono é mais lenta, permite uma resposta mais adequada por parte do organismo do que com os açúcares. Como as massas são pobres em lípidos, se optar por métodos de confecção simples e sem adição excessiva de gordura e sal, as massas revelam-se uma guarnição saudável para o seu prato.

As proteínas são de qualidade mais baixa do que, por exemplo, da carne porque são pobres em lisina, um aminoácido essencial. No entanto, se ingerir conjuntamente leguminosas, carne, pescado, ovo ou frutos secos as proteínas melhoram de qualidade devido à maior diversidade de aminoácidos que compensam a falta de lisina.

O glúten é uma das proteínas das massas alimentícias, por isso o seu consumo está totalmente contra-indicado para pessoas com intolerância ao glúten. Nestes casos, podem escolher variedades isentas de glúten que existem no mercado.

Como comprar e conservar

Não existem regras estritas para a escolha e conservar das massas alimentícias desde que a embalagem mantenha a sua integridade na compra e sejam mantidas num local seco. Além destas variedades desidratadas, as massas frescas existentes no mercado deverão ser conservadas no frigorífico por alguns dias. Por seu lado, as variedades congeladas, que normalmente são acompanhadas por outros ingredientes, como os molhos e hortícolas, devem ser mantidas no congelador logo após a compra.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: