terça-feira, 28 de julho de 2009

Bacalhau



O bacalhau é um peixe que pertence à família Gadidae, cuja espécie mais consumida é o Gadus morhua. Habita as águas frias do Árctico, especialmente ao largo da Noruega, Gronelândia, América do Norte e Islândia.

O povo Português foi o responsável pela introdução do bacalhau nos hábitos alimentares dos humanos, no século XV. De forma a garantir a sua preservação, durante as longas temporadas de pesca, o bacalhau era salgado. Tendo revelado ser adaptável a este método de conservação mantendo as suas características gustativas. Com efeito, o bacalhau ficou acessível à maior parte da população da época, que o elegeu como ingrediente especial na sua culinária.

Actualmente, Portugal é o maior e principal consumidor a nível mundial.

Na nossa cultura, a forma mais frequente de adquirir bacalhau é seco e salgado, sendo posteriormente demolhado para ser consumido, mas também pode encontrar bacalhau fresco e congelado. Poderá adquirir ainda alimentos derivados do bacalhau, como ovas e óleo de fígado de bacalhau.

Informação nutricional

O bacalhau é um peixe considerado magro, devido ao baixo teor lipídico, predominando neste domínio ácidos gordos polinsaturados. No entanto, o teor em colesterol é elevado relativamente a outros peixes. É rico em proteínas de elevado valor biológico e ainda se destaca o elevado conteúdo em vitaminas A, E, B6 e B12. Podemos ainda realçar o elevado teor em sódio, cálcio, fósforo e magnésio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Bacalhau cozido

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Gomes de Sá

Assado no forno com azeite

Energia (kcal)

106

159

136

131

Água (g)

70,0

70,6

71,0

69,3

Proteína (g)

26,2

9,0

6,7

20,7

Lípidos (g)

0,1

10,1

6,3

5,0

dos quais saturados (g)

0

1,5

1,0

0,8

dos quais monoinsaturados (g)

0

3,8

4,6

3,6

Polinsaturados (g)

0,1

4,2

0,6

0,5

Hidratos de carbono (g)

0

7,9

13,1

0,8

Colesterol (mg)

72

80

39

56

Vit. A (µg)

3,0

29

14

4

Vit. E (mg)

0,28

4,4

1,2

0,90

Vit. B6 (mg)

0,057

0,24

0,26

0,11

Vit. B12 (µg)

0,35

0,44

0,26

0,70

Sódio (mg)

1228

492

526

700

Cálcio (mg)

46

26

23

44

Fósforo (mg)

103

85

68

133

Magnésio (mg)

31

15

16

28




mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A representada como “equivalente de retinol”. Vitamina E como “a-tocoferol”. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens


O consumo regular de peixe é essencial a uma alimentação saudável.
Saiba aqui qual a quantidade de peixe, carne ou equivalentes que deve consumir.

Os ácidos gordos insaturados, predominantemente os n-3 (Ω- 3), do bacalhau são benéficos para a função cardiovascular. Estes ajudam a baixar os níveis de colesterol-LDL (popularmente designados “mau colesterol”), elevar os níveis de colesterol-HDL (“bom colesterol”), intervêm ainda na regularização da tensão arterial, coagulação sanguínea, resposta imune e reacções inflamatórias. Além disso, o bacalhau é uma boa fonte de vitamina B6 e B12, que em conjunto, mantêm os níveis de homocisteína baixos. Isto é importante porque a homocisteína é uma molécula que pode danificar os vasos sanguíneos e cujos níveis elevados no sangue estão associados a um maior risco de desenvolvimento de doença cardiovascular..

Para evitar que o bacalhau apresente um paladar muito salgado, antes o de confeccionar, deixe-o a demolhar algumas horas e troque a água com regularidade. O consumo excessivo de sal pode ser prejudicial à saúde por aumentar os níveis de tensão arterial..

Prefira métodos de confecção mais saudáveis, como cozido ou grelhado pois contêm menores teores de gordura adicionada comparando com os métodos referidos na tabela acima representada..

O bacalhau deve ser ingerido com moderação em indivíduos que apresentam níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia), por ser rico em purinas, uma vez que estas são transformadas, endogenamente, em ácido úrico..

Como comprar e conservar.

Ao comprar bacalhau salgado seco certifique-se de que não apresenta demasiado sal, manchas escuras nem humidade à superfície. Para verificar a existência de água em excesso no bacalhau comprado inteiro, segure-o na zona terminal (cauda), se dobrar significa que não está bem seco..

Conserve sempre o bacalhau no frigorífico, mesmo o que compra salgado e seco..

Para demolhar eficazmente o bacalhau, coloque-o num recipiente com água dentro do frigorífico, com a pele do voltada para cima. Reserve-o durante um dia ou dia e meio e substitua a água várias vezes. Assim, o bacalhau é re-hidratado e a maioria do sal é removido. Poderá congelá-lo no caso de não o confeccionar imediatamente..

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil.

Bacalhau Natalício

Bacalhau Assado com Batatas a Murro


Bacalhau à Brás

Delícia de Bacalhau


Fonte: Nestlé

1 comentário:

Claudiacva disse...

Um optimo post, obrigada.
Bjs