domingo, 26 de julho de 2009

Sumos de Frutos 100%



Com alguma imaginação e ousadia, poderá usar inúmeras combinações de frutas e inclusive hortícolas para fazer bebidas refrescantes e saudáveis. Se não tem vontade de o fazer e prefere comprar, opte pelos sumos de frutos 100% sem adição de açúcar porque são constituídos exclusivamente pelo sumo das frutas. Os sumos 100% distinguem-se dos néctares e dos refrigerantes pela quantidade de fruta que possuem.

Informação nutricional

A composição nutricional dos sumos depende fundamentalmente das frutas ou hortícolas que lhes deram origem e da eventual adição de açúcar ou outros produtos.

Um sumo de frutos 100% sem adição de açúcar tem um valor energético reduzido, que advém quase exclusivamente dos hidratos de carbono originários da fruta, nomeadamente frutose. É principalmente constituído por água e uma quantidade vestigial de proteínas e lípidos. Regra geral, destaca-se a vitamina C e, em alguns casos, os carotenos e o ácido fólico. Quanto aos minerais, destaca-se principalmente o potássio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Sumo de frutos 100%

ananás

laranja

maçã

pêssego

Energia (kcal)

40

41

40

48

Água (g)

89.1

88.8

89.1

87.2

Proteína (g)

0.2

0.3

0.1

0.2

Lípidos (g)

0.1

0.1

0.1

0.1

Hidratos de carbono (g)

9.5

9.5

9.9

11.5

Carotenos (µg)

0

50

0

243

Vitamina C (mg)

20

41

40

39

Ác. fólico (µg)

8.0

28

4.0

2.0

Potássio (mg)

100

131

96

92

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

Os sumos de frutos 100% são uma solução agradável de se manter hidratado no Verão. O seu elevado conteúdo em água, que ronda praticamente os 90%, ajuda a satisfazer as necessidades acrescidas de água nesta altura de calor e maior actividade física. Podem ainda ser uma forma adicional de contribuir para a ingestão diária de vitamina C.

Não abuse! Apesar de serem saudáveis e saborosos, não deve ingeri-los em excesso porque contêm açúcares, cujo consumo deve ser moderado. Não faça dos sumos a sua única bebida. Alterne o consumo regular de água ao longo do dia com um ou outro sumo para diversificar.
Clique aqui para saber quais são as recomendações para a ingestão diária de bebidas.

As fibras alimentares que estão presentes naturalmente na fruta são eliminadas no processamento dos sumos. Quando a fruta é esmagada ou espremida, as fibras quebram-se em porções de dimensões muito reduzidas e perdem os seus efeitos fisiológicos. Portanto, mesmo os sumos de frutos 100% não equivalem à fruta na sua forma natural.

Como comprar e conservar

Se fizer os sumos em casa procure consumi-los imediatamente a seguir. Quando os comprar, opte por sumos de frutos 100% e sem adição de açúcares. Verifique se estão dentro do prazo de validade e se as embalagens mantêm a sua integridade física. Opte por embalagens opacas porque conservam melhor o teor vitamínico dos sumos.


Fonte: Nestlé

2 comentários:

Anónimo disse...

comprei uma máquina de fazer pipocas e outra de algodão doce há pouco tempo, e queria fazer as pipocas e o algodão assim como nós vemos nas feiras, de várias cores, mas tenho uma dúvida... existe corante em pó? Se sim, sabem onde?

conheço o liquído, mas não poderei obviamente meter aquilo nas máquinas senão pifam...

como se faz então aquelas pipocas de várias cores, e o algodão doces cor-de-rosita que fica um regalo aos olhos e à boca nem se fala...

aguardo uma resposta vossa

obrigada.

Ana.

Luisa Alexandra disse...

Ana, experimenta colocar um pouco de gelatina em pó com o sabor que mais gostas, vê o resultado... pode ser que dê!