segunda-feira, 20 de julho de 2009

Banana




Pensa-se que as bananas tiveram a sua origem na Malásia, há cerca de 4000 anos atrás. A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 a.C.. Sabe-se que Alexandre o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C..

O cultivo de bananas pelo Homem teve início no sudeste da Ásia. Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população europeia.

Informação nutricional

A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por água e amido, e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dão o sabor doce.

Além dos hidratos de carbono, outros nutrientes representativos da banana são o potássio, o magnésio, o ácido fólico e a vitamina B6.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Banana crua

Energia (kcal)

95

Água (g)

72,1

Proteína (g)

1,6

Lípidos (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

21,8

Fibra (g)

3,1

Potássio (mg)

425

Magnésio

28

Ác. fólico (µg)

14

Vitamina B6 (mg)

0,29

Calcio (mg)

8

mg = miligramas. µg= microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

A banana é uma fruta rica em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.

O magnésio, igualmente presente em boa quantidade na banana, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.

No que respeita ao ácido fólico, também conhecido por vitamina B9, tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.

O conteúdo em fibra do tipo fruto-oligosacaridos, torna a banana numa fruta apropriada para quem sofre de processos diarreicos, já que confere à banana a capacidade de estimular o crescimento das bactérias benéficas do cólon, as bifidobacterias ou lactobacilos. A fermentação dos fruto-oligosacaridos contribui também para aumentar a capacidade do organismo para absorver o cálcio.

Como comprar e conservar

As bananas devem estar firmes, mas não muito duras, e com aparência brilhante. Não devem apresentar golpes nem estar amachucadas. Na banana comum a cor da pele é indicativa do grau de maturação do fruto. Devem ser rejeitados os exemplares excessivamente moles. A presença de manchas e pontos negros ou castanhos na casca não afecta a qualidade da peça.

Esta fruta não requere condições especiais de conservação, basta mantê-la num local fresco, seco e protegido da luz directa do sol. Se conservada no frigorífico, a sua casca enegrece alterando o seu aspecto exterior, mas não afectando as suas qualidades nutritivas. O escurecimento da casca pode ser evitado envolvendo a fruta em papel jornal.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil

Fonte: Nestlé

Sem comentários: