sexta-feira, 31 de julho de 2009

Açúcar



O açúcar branco é obtido, maioritariamente, a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba, por um processo de cristalização dos açúcares que estas contêm naturalmente. Este produto é assim constituído por 99% de sacarose, que é um açúcar com elevado poder adoçante usado habitualmente na indústria e nas nossas casas. Existem outras variedades deste alimento, como o açúcar amarelo, o mascavado e o demerara, cuja diferença reside no processo de produção, nomeadamente no grau de refinação.

Informação nutricional

Como o açúcar é constituído exclusivamente por sacarose, a nível nutricional fornece apenas energia. São habitualmente denominadas “calorias vazias” por não possuírem mais importância nutricional além da energia.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)


Açúcar branco

Açúcar amarelo

Energia (kcal)

391

384

Água (g)

0.5

2,0

Proteína (g)

0

0

Lípidos (g)

0

0

Hidratos de carbono (g)

99,3

97.5

dos quais açúcares (g)

99,3

97,5

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


Vantagens e desvantagens

Numa alimentação saudável, a ingestão de açúcares deve representar, no máximo, 10% do valor energético total diário. Isto significa que para uma ingestão energética de 2000 kcal, o consumo adequado de açúcares é de 50g. Este valor refere-se, quer ao açúcar que adiciona aos alimentos ou que é adicionado durante a produção dos alimentos que consome, quer aos açúcares presentes naturalmente nos alimentos.

A principal função dos açúcares é proporcionar energia ao organismo, nomeadamente aos órgãos que utilizam quase em exclusividade a glicose (o açúcar mais simples) como forma de combustível, como é o caso do cérebro.

Um consumo excessivo deste alimento aporta muitas calorias e pode favorecer o ganho de peso. Em pessoas que sofrem de diabetes, o consumo de açúcares não está proibido, mas deverão ter especial atenção ao consumo excessivo.

Como comprar e conservar

Deverá conservar o açúcar num local seco porque a húmida excessiva vai potenciar a proliferação de microrganismos capazes de deteriorar o alimento. Ainda assim, estes casos são raros se o açúcar for acondicionado num recipiente bem fechado.


Fonte: Nestlé

Sem comentários: