sábado, 1 de agosto de 2009

Pimento




Todos os pimentos nascem da planta Capsicum annuum, são verdes enquanto imaturos e amadurecem num arco-íris de cores, nomeadamente vermelho, amarelo, roxo, etc. Além disso, o sabor, o formato e o tamanho varia consoante a variedade. Assim, o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. O pimento verde e o roxo têm um sabor amargo, enquanto o vermelho, laranja e amarelo são mais doces.

Informação nutricional

O principal componente do pimento é a água. Além disso, tem um baixo valor energético e um baixo teor de lípidos, proteína e hidratos de carbono. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.

O pimento é rico em:

  • pro-vitamina A (denominam-se carotenóides e são transformados em vitamina A no organismo)
  • ácido fólico
  • vitamina E
  • vitamina C

Além disso, tem quantidades apreciáveis de vitaminas do complexo B, nomeadamente B1, B2, B3 e B6. Dentro dos minerais, destacam-se o potássio e, em quantidades mais baixas, o magnésio, o fósforo e o cálcio.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

Pimento cru

Pimento grelhado

Energia (kcal)

22

30

Água (g)

92,8

89,6

Proteína (g)

1,6

2,7

Lípidos (g)

0,6

0,6

Hidratos de carbono (g)

2,7

3,7

Fibra (g)

2,0

2,8

Vit. A (μg equivalentes de retinol)

217

383

Vit. C (mg)

90

108

Folatos (μg)

28

28

Vit. E (mg α-tocoferol)

0,80

1,4

Potássio (mg)

120

120

Cálcio (mg)

9,0

17

Fósforo (mg)

24

43

Magnésio (mg)

10

12


μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 92-93

Vantagens e desvantagens

Numa alimentação saudável, recomenda-se o consumo de 3 a 5 porções de hortícolas, veja aqui.

Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que ajuda a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável.

A vitamina A, C e E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e cancro. A vitamina A é também importante para a visão, para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.

O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

Em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se retirar a pele. Para isto, terá que assar o pimento e quando a pele começar a sair, submergir em água fria.

Como comprar e conservar

Escolha pimentos com...

  • textura firme
  • pele lisa e brilhante sem amolgadelas ou golpes
  • bom peso quando comparado com o tamanho
  • talo verde e firme
  • aroma agradável

Geralmente, a forma do pimento não influencia a qualidade mas pode resultar em maiores desperdícios e não ser adequado para determinadas receitas. Se o pimento estiver danificado perde várias das suas qualidades nutricionais e de sabor.

Pode conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.

Depois de bem lavado, o pimento pode ser consumido cru ou cozinhado. No nosso país, é muito comum comer uma salada de pimentos assados acompanhada de umas sardinhas assadas, mas também poderá usar os pimentos em cru numa salada variada. No entanto, procure usar pouca gordura e prefira o azeite na sua confecção.

As nossas sugestões no Cozinhar é Fácil


Fonte: Nestlé

Sem comentários: