domingo, 16 de Agosto de 2009

Como poupar água nas tarefas domésticas



Face a um problema de escassez de água cada vez mais comum há que prevenir, consumindo este recurso vital sem desperdícios. As tarefas domésticas representam uma fracção significativa do consumo doméstico que no entanto, pode ser controlado através de acções simples.

A água é um recurso que se tem vindo a tornar mais escasso tornando-se um problema para muitos no presente e para muitos mais num futuro mais ou menos próximo. Cabe assim a cada um de nós contribuir para uma poupança global deste recurso vital.
A lida da casa faz parte da nossa rotina e a água consumida, por exemplo, através da utilização das máquinas de lavar representa uma fracção significativa dos consumos domésticos. Vejamos então como podemos limitar o gasto de água sem abdicar de utilizar as máquinas de lavar que temos em casa.

Utilização conscienciosa máquinas de lavar roupa

As máquinas de lavar roupa domésticas são hoje em dia equipamentos de utilização generalizada, estimando-se, de acordo com as estatísticas disponíveis, que cerca de 80% de um total de cerca de 5 000 000 de fogos existentes em Portugal possuem este equipamento.

As máquinas de lavar domésticas têm tido uma evolução rápida em termos de redução dos consumos na lavagem. Os modelos de máquina de lavar actualmente em uso têm consumos de água muito variáveis, entre 35 e 220 litros por lavagem, podendo admitir-se um valor médio de 90 litros por lavagem em geral, para uma capacidade de carga de 5 kg de roupa de algodão. Estes equipamentos têm em geral uma vida útil entre 8 e 16 anos, dependendo nomeadamente da sua qualidade e da frequência de utilização.

O seu consumo representa cerca de 15% do consumo total. Diversos factores influenciam o volume utilizado em cada lavagem, como sejam as características da máquina de lavar (tipo, idade e programas disponíveis), a carga de roupa colocada em cada lavagem e o tipo e a quantidade de detergente utilizado. Relativamente a este último aspecto, a utilização inadequada de detergente pode levar ao aumento do consumo na lavagem devido à formação excessiva de espuma.

Assim, pode reduzir o consumo de água da sua máquina de lavar roupa através de acções simples:

- Consulte das instruções do equipamento, particularmente no que se refere às recomendações relativas aos consumos de água, energia e detergente;

- utilize da máquina apenas com carga completa;

- não utilize programas com ciclos desnecessários (exemplo, pré-lavagem);

- seleccione os programas conducentes a menor consumo de água;

- regule a máquina para a carga a utilizar e para o nível de água mínimo, se possuir regulador para esse fim;

- substitua a máquina de lavar roupa no fim de vida por outra mais eficiente em termos de uso de água e energia e com maior flexibilidade para adaptação dos programas à necessidades de lavagem


Utilização conscienciosa máquinas de lavar louça

As máquinas de lavar louça domésticas não são ainda muito comuns nos lares portugueses, estimando-se, de acordo com as estatísticas disponíveis, que pouco mais de 16% dos lares tenham este equipamento (dados do Instituto Nacional de Estatística publicados em 1999). No entanto, é expectável que este número aumente com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os modelos domésticos de máquina de lavar louça actualmente em uso têm consumos de água entre 12 e 36 litros por lavagem, em modelos com capacidade para serviços de loiça para oito pessoas, e entre 12 e 54 litros por lavagem para modelos com capacidade para serviços de doze pessoas, podendo admitir-se um valor médio de 22 litros por lavagem em geral, para este último caso.

Admitindo uma frequência média diária de 0,5 lavagens, estima-se o consumo médio diário por fogo em 11 litros, o que, admitindo uma capitação média de 310 litros por fogo, representa cerca de 4% do consumo total.

Diversos factores influenciam o volume utilizado em cada lavagem, como sejam as características da máquina de lavar (tipo, idade e programas disponíveis), a carga de louça colocada em cada lavagem e o tipo e a quantidade de detergente utilizado. Relativamente a este último aspecto, a utilização inadequada de detergente pode levar ao aumento do consumo na lavagem devido à formação excessiva de espuma.

Assim, pode reduzir o consumo de água da sua máquina de lavar louça de forma fácil:
- Cumpra as instruções do equipamento, particularmente no que se refere às recomendações relativas aos consumos de água, energia e aditivos (detergente, sal e abrilhantador);

- utilize a capacidade total de carga sempre que possível;

- minimize o enxaguamento da louça antes de a colocar na máquina;

- não utilize e programas com ciclos desnecessários (por exemplo, enxaguamento);

- seleccione de programas conducentes a menor consumo de água;

- regule a máquina para a carga a utilizar e para o mínimo nível de água, se possuir regulador para esse fim;

- lave a louça na máquina em vez de a lavar à mão;

- limpe regularmente os filtros e remova os depósitos;

- substitua a máquina de lavar louça no fim de vida por outra mais eficiente em termos de uso de água e energia e com maior flexibilidade para adaptação dos programas à necessidades de lavagem.


Fonte: Naturlink

Sem comentários: