sexta-feira, 1 de maio de 2009

Massagem Californiana

O que é?

A Massagem Californiana tem a sua origem no Instituto Esalen, na Califórnia (Estados Unidos da América), razão pela qual adopta igualmente a designação de Massagem Esalen.

A Massagem Californiana é o resultado do "casamento" entre a clássica Massagem Sueca e uma técnica de trabalho corporal de profunda sensibilidade, que Charlotte Selver "importou" da Alemanha.

No entendimento dos responsáveis pela Massagem Esalen, a "massagem é a técnica do toque com objectivo". Este objectivo pode estar relacionado com o alívio da dor muscular, alívio do stress, aumento da consciência corporal ou re-equilíbrio numa situação de crise.

A Massagem Californiana não pretende curar, mas privilegiar o descanso e o desenvolvimento da sensibilidade corporal.

Esta técnica tem vindo a ser desenvolvida no Instituto Esalen desde o princípio da década de 1960. Desde então, a Massagem Californiana tem vindo a passar por várias etapas de contínua estruturação e consolidação técnica. Os terapeutas de Massagem Californiana devem estar oficialmente credenciados pelo Instituto Esalen, por forma a manter intacta a correcta utilização desta técnica de massagem.

Numa sessão de Massagem Californiana, o paciente torna-se um elemento activo no processo de tomada de consciência do seu corpo. Este tipo de massagem caracteriza-se pela utilização de óleo em todo o corpo e por amplos movimentos de mãos numa sequência de manobras suaves, lentas e agradáveis, onde a atenção pessoal é mais importante do que a técnica. Assim, cada sessão de massagem é um acontecimento único.

A Massagem Californiana tem em conta a globalidade do paciente, respeitando escrupulosamente a sua personalidade e forma de estar.

A quem se destina?

A Massagem Californiana é principalmente aconselhada, pelos seus efeitos de relaxamento e descompressão, a todas as pessoas com uma vida diária muito agitada e stressante, bem como a pessoas deprimidas. Por outro lado, e de uma maneira geral, todas as pessoas podem beneficiar dos relaxantes efeitos deste tipo de massagem.

Principais Beneficios

- Redução de tensões musculares;
- Estimulação activa da pele;
- Melhoria da circulação linfática e sanguínea;
- Melhoria do sistema nervoso;
- Eliminação de toxinas;
- Relaxamento.

Quando utilizar?

A Massagem Californiana pode ser utilizada em qualquer altura.




Fonte: Portal Massagem

Sem comentários: