domingo, 24 de maio de 2009

Ginástica • Dentro de Água




Mexa-se dentro de água


Hidroginástica


Mesmo que não saiba ou não goste de nadar, só o facto de se movimentar dentro de água já contribui – e muito – para o seu bem-estar. Daí a Importância de uma actividade física relativamente recente ( e crescente) em Portugal: a
hidroginástica. Trata-se de uma aula realizada dentro da piscina, com vários movimentos de fácil execução através de exercícios aeróbicos. Nos últimos anos, esta “disciplina” saiu dos spas e das termas e ganhou lugar entre as actividades praticadas nos ginásios. 
Independentemente da idade, género ou ritmo de vida, quase todas as pessoas podem praticar hidroginástica. E se estiver grávida ou for hipertensa, não coloque os chinelos e a touca de lado: 
a hidroginástica também é para si. Conciliando algumas das benéficas indicações físicas e terapêuticas da natação com modelos de exercícios de reabilitação, a “ginástica na água” tem ainda uma função altamente recreativa. A melhor forma de confirmar isto é assistir a uma aula, num ginásio perto de si: música animada, um professor empenhado que explica os exercícios e alguns materiais auxiliares que ajudam a exercitar grupos de músculos específicos, são a combinação perfeita para três quartos de hora bem passados...dentro de água. E com a garantia de queimar calorias.


Natação

Uma das actividades mais equilibradas e agradáveis de praticar dentro de água é a 
natação. Numa rápida viagem histórica, podemos ir até à Grécia antiga, onde era considerada uma disciplina fundamental na formação e educação dos jovens, passar pelo Japão, onde, no início do século XVII, era ensinada em algumas escolas, e regressar à Grécia, mas a 1896 quando os Jogos Olímpicos da Era Moderna, recuperados pelo barão Pierre de Coubertin, passaram a considerar esta actividade uma modalidade obrigatória. Além da vantagem que apresenta por poder ser praticada em vários locais, nesta altura do ano, nesta altura do ano (da praia ao rio passando naturalmente pela piscina), é uma actividade que permite que um grande número de músculos trabalhe em simultâneo, o que faz dela o desporto mais completo que existe, trazendo benefícios óbvios a nível físico – e porque não dize-lo? – emocionais.
A natação tem ainda outras grandes vantagens em relação a uma série de actividades: é um descompressor do sistema nervoso e, além de poder ser praticada quase sem limite de idade, apresenta riscos de lesões mínimos, uma vez que não implica impacte sobre as articulações. Trata-se de um desporto que trabalha os sistemas respiratório (alargando a caixa torácica e aumentando a capacidade de fixação de oxigénio) e cardíaco (contribuindo para a dilatação das paredes do miocárdio e favorecendo uma melhor circulação sanguínea, ao aumentar a flexibilidade das artérias).
Ao fim de um mês de prática regular de natação, os benefícios são por demais evidentes. Se não acredita, pegue numa máquina de calcular e faça as contas: duas a três sessões por semana, cada uma multiplicada por 450 calorias (o nº aproximado que é queimado ao fim de 45-50 minutos a nadar), resultam em muitas calorias queimadas. Se tiver filhos, faça um verdadeiro “dois em um”: vá para dentro de água e leve-os consigo. Experimente fazer uma aula de natação para bebés. Eles gostam e você ainda se diverte.

Fonte: Nestlé

Sem comentários: