quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alimentação de Verão




Sol, calor e... diferentes necessidades nutricionais!


Além dos factores individuais como a idade, o peso e a actividade física desenvolvida, também a temperatura ambiente influencia as necessidades nutricionais de cada um de nós.
 

Segundo alguns estudos, a temperatura ambiente ideal para o ser humano situa-se entre os 18 e os 22ºC. Durante o Inverno, mesmo em climas temperados como é o nosso, as temperaturas exteriores descem de forma significativa e o nosso organismo faz um esforço maior para manter os 36ºC de temperatura interna. Esse processo gasta energia (calorias) que o organismo recebe através dos alimentos e por isso durante o Inverno acabamos por comer mais e normalmente alimentos mais calóricos para compensar esse gasto extra. Quando chega o Verão passa-se exactamente o contrário: sobem consideravelmente as temperaturas a que estamos expostos e deixamos de necessitar de tantas calorias o que se reflecte no nosso próprio apetite e no tipo de alimentos que nos apetecem. Mais saladas, mais hortícolas, mais fruta, menos gorduras e alimentos menos calóricos de uma forma geral são as opções mais adequadas nesta época do ano. 


Menos calorias e mais água!
Se por um lado as temperaturas mais altas requerem menos calorias por outro aumentam as necessidades de água. A água é um dos principais responsáveis pela manutenção da temperatura corporal e com o calor as perdas são bastante maiores. 
Por isso, é essencial aumentar a ingestão total de água, não só como bebida mas também outras fontes importantes como os produtos hortícolas, as frutas e porque não, a sopa. 
Dê particular atenção a crianças e idosos que estão em maior risco de desidratação e que muitas vezes não tem a correcta percepção de sede ou não sabem manifestá-la.


Dicas para aumentar a ingestão de água
1.Comece o dia com um copo de água antes do pequeno-almoço;
2.Encontre formas de se lembrar de beber água ao longo do dia: sempre que regressa à toalha depois de um banho refrescante, sempre que vê as horas, sempre que se vira na toalha, sempre que põe ou retoca o protector solar...
3.consuma sopa, por exemplo ao jantar, depois de voltar da praia. E se é daquelas pessoas que acha que a sopa é só para o Inverno experimente sopas frias e vai ver que não se arrepende. 


Com tanto calor apetece mesmo um gelado!
Os gelados fazem parte do prazer do tempo mais quente embora muitas vezes sejam vistos como inimigos da linha. A verdade é que os gelados também têm ingredientes muito interessantes do vista nutricional como o leite, a fruta e até o chocolate porque não e hoje em dia é possível encontrar gelados em porções mais pequenas ou sem adição de açúcares o que lhe reduz o valor calórico e permite um consumo mais regular. E além do mais pode sempre aumentar a sua actividade física durante as férias aproveitando o bom tempo para caminhar ou andar de bicicleta. Assim até vai poder comer o seu gelado favorito mais vezes!


As refeições fora de casa
Fora de casa e se não pode ir a um restaurante opte por refeições ligeiras e faça um piquenique. Não se esqueça que uma sanduíche pode ser tão equilibrada como uma refeição de prato, contemplando os mesmos grupos da Roda dos Alimentos: 
1. prefira pão integral ou de mistura;
2. inclua carne assada, frango, ovo ou outro alimento deste grupo; 
3. não se esqueça das saladas: alface, tomate, cenoura e tudo o mais que a sua imaginação sugerir;
4. evite abusar dos molhos ou opte por versões com menos gordura
5. cuidado com as bebidas ricas em açúcares e abuse da água!

Se continua a preferir uma refeição de prato aposte nas saladas ou legumes cozinhados e no peixe tirando partido da riqueza da diversidade de pratos de peixe que caracteriza a nossa gastronomia.

Por último, desfrute da enorme variedade de alimentos da época nestes grupos de alimentos e dê cor à sua alimentação e à sua saúde!

Boas férias!


Fonte: Nestlé

Sem comentários: