quinta-feira, 14 de maio de 2009

Café e Antioxidantes




Composição do café
O grão de café tem uma composição semelhante a outras sementes mas a bebida à qual dá origem tem um valor nutricional muito reduzido e se consumido sem açúcar fornece menos de 2 kcal por chávena.

No entanto, o café é rico em determinadas substâncias que são arrastadas pela água quente durante a preparação da bebida, nomeadamente mais de 1000 compostos aromáticos que lhe garantem o aroma e o sabor mas também outras, com efeitos no organismo.

A cafeína
O composto mais conhecido do café é sem dúvida a cafeína, uma substância com efeitos estimulantes no organismo: 

Diminui a sensação de fadiga e sonolência
Aumenta a capacidade de trabalho mental
Exerce uma acção vasodilatadora, estimulando a circulação sanguínea
Estimula a secreção ácida do estômago, ou seja, ajuda à digestão
Tem um acentuado efeito diurético
Promove a utilização da gordura corporal durante a prática de exercício físico

A absorção da cafeína pelo organismo é bastante rápida, iniciando-se quase imediatamente a seguir ao consumo e em geral estará completa após 45 minutos. Por essa razão os seus efeitos começam a sentir-se rapidamente no organismo.

A cafeína é uma substância muito conhecida e ao qual se reconhecem mesmo efeitos terapêuticos o que justifica a sua inclusão em alguns medicamentos.

Os antioxidantes
Nos últimos anos têm sido descobertos no café inúmeros compostos, nomeadamente do grupo dos polifenóis, com acção antioxidante. Isto significa que têm um conjunto de benefícios a nível do organismo, neutralizando a acção dos chamados radicais livres que são produzidos no organismo em resposta a determinadas agressões. Na prática ajudam por exemplo a retardar o envelhecimento das células e podem contribuir para a prevenção de problemas de saúde como as doenças cardiovasculares e o cancro.

Café e saúde
A forma como o organismo reage aos efeitos do café dependem de vários factores nomeadamente da idade, do estado de saúde, da actividade física desenvolvida, do momento em que se toma o café, entres outros. 

Cada vez mais se confirma que os efeitos do café no organismo são interessantes e benéficos desde que consumido moderadamente. Considerando-se que em indivíduos adultos saudáveis, consumir até 4 cafés por dia não tem qualquer efeito nocivo à saúde. 

No entanto, pelas suas propriedades estimulantes não é aconselhável tomar café durante a infância e adolescência e o seu consumo deve ser reduzido durante a gravidez e amamentação e em alguns casos específicos de doença como a hipertensão arterial, doenças de estômago ou outras.

 

 

Teor de cafeina de alguns produtos

 

Café expresso (1 chávena média)

75mg

Café saco (1 cháv. Media)

100mg

Chá preto (1 cháv. Media)

50mg

Refrigerante de cola

Até 40mg

Bebidas energéticas (media)

Até 80mg



Além disso, em Portugal, o café é essencialmente uma bebida social, que serve de motivo para sair ou para estar com os amigos e que tomado com moderação é fonte de prazer e até de alguns benefícios interessantes.

Fonte: Nestlé

Sem comentários: