A alimentação é um dos aspectos mais determinante na saúde dos indivíduos. Para além de proporcionar prazer é essencial à própria vida. São os alimentos que fornecem ao organismo as várias substâncias nutritivas (nutrientes) de que este necessita.
Nutrição
Refere-se à forma como o organismo utiliza, transforma e incorpora os nutrientes de forma a assegurar as suas funções vitais. A Nutrição é a ciência que estuda a relação dos alimentos com a saúde e bem-estar.
Nutrientes
São substâncias químicas que constituem os alimentos, sendo essenciais ao funcionamento do organismo. Agrupam-se em macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos), micronutrientes (vitaminas e minerais), água e fibra alimentar. Estes três funções basilares:
- Fornecem energia – Energéticos;
- Constituem a matéria-prima para o crescimento e manutenção do organismo – Construtores;
- Regulam os processos metabólicos e protegem o organismo – Reguladores e protectores.
A energia dos nutrientes
Dos sete grupos de nutrientes apenas 3 são energéticos: hidratos de carbono, lípidos e proteínas. O valor energético de cada alimento está, por isso, relacionado com o teor destes nutrientes:
- 1 g de lípidos fornece a 9 kcal
- 1 g de hidratos de carbono fornece 4 kcal
- 1 g de proteínas fornece 4 kcal
Como se quantifica a energia?
A energia é representada em Joules (unidade do Sistema Internacional) ou em calorias. Uma caloria corresponde à energia necessária para aumentar a temperatura de 1 g de água em 1º C. Uma vez que são unidades muito pequenas é mais frequente a utilização dos seus múltiplos kJ e kcal.
Como é que o organismo gasta a energia?
O gasto energético total diário de um indivíduo depende do estado fisiológico ou de saúde, actividade física, idade, constituição física, herança genética e clima. Ainda assim, é possível estimar as necessidades energéticas de um indivíduo através de equações que têm, geralmente, em conta o peso, altura, idade e sexo.
Em termos gerais, as necessidades totais de energia do organismo podem ser divididas em três vertentes:
- Metabolismo basal – energia gasta na manutenção das funções vitais do organismo mesmo durante o sono;
- Efeito térmico dos alimentos – energia gasta pelo organismo no próprio processo de utilização dos alimentos (digestão, absorção e metabolismo);
- Actividade voluntária – energia utilizada para todas as actividades diárias (andar, fazer tarefas domésticas,praticar desporto, etc.).
Recomendações energéticas
Num adulto saudável, o ideal será que a energia ingerida seja equivalente aos gastos de forma a manter o peso e a composição corporais. As crianças têm necessidades energéticas por quilograma do seu peso superiores aos adultos. Por isso, as recomendações para os adultos não são adequadas para as crianças.
A energia ingerida em excesso é armazenada como gordura no organismo, implicando inevitavelmente um aumento do peso e volume corporais. Por isso, o controlo do peso é uma forma prática de avaliar a adequação da ingestão face às necessidades. O índice de massa corporal é um método prático de avaliar a adequação do peso relativamente à altura em adultos com uma composição física normal. Calcule o seu IMC aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário