terça-feira, 5 de maio de 2009

Manchas de Pele • Pigmentação

Como surge a pigmentação da pele?

A pigmentação da pele nasce de um mecanismo complexo que faz intervir 2 tipos de células da epiderme ( camada mais externa da pele): os queratinócitos e os melanócitos. Esta pigmentação está associada à presença da melanina, pigmento responsável pela coloração da nossa pele e pela sua uniformidade. A taxa de melanina na pele determina tom e o fototipo de pele (clara, morena…) e assegura uma maior ou menor protecção face aos raios ultravioletas (UV).
O processo pelo qual a pele se colora, denominado melanogénese, é influenciado por factores externos, como a poluição, radiações UV, etc, por alterações hormonais (gravidez, menopausa….) e pelo envelhecimento cutâneo. Todos estes factores podem provocar alterações de pigmentação (pele baça, não uniforme, manchas castanhas mais ou menos difusas). 
Mais de 60% das manchas são provocadas pelo sol, principal factor de envelhecimento prematuro da pele. 

Como impedir uma pigmentação não homogénea da pele?

É possível diminuir as imperfeições de pigmentação e prevenir o seu aparecimento. A correcção e a prevenção destas marcas inestéticas podem fazer-se a três níveis:
  • Com uma protecção segura e adaptada contra os efeitos nefastos dos raios UV em função do tipo de pele e do meio ambiente, utilizando protectores solares, chapéu e evitando uma exposição durante as horas mais prejudiciais
  • Com uma esfoliação regular das zonas sensibilizadas. A utilização de um cuidado esfoliante 1 a 2 vezes por semana permite eliminar as células de superfície carregadas de melanina e preparar a pele para melhor receber os cuidados clarificantes, para uma maior eficácia
  • Utilizar produtos especificamente formulados para clarificar e uniformizar a pele que limitam a hiper-produção de melanina, responsável pelo aparecimento da manchas castanhas. A sua aplicação diária permite reencontrar rapidamente uma pele mais homogénea, transparente e luminosa.

As irregularidades de pigmentação e o aparecimento de novas manchas castanhas não são uma fatalidade. Utilize cuidados específicos para reencontrar uma pele perfeita! 

Fonte: sweetcare.pt

1 comentário:

Sylvie Luzio disse...

eu tenho sardas..e no verão pior ainda!