No seguimento do último post sobre o nível de óleo de motor de um automóvel, venho fazer uma breve explicação sobre os tipos de óleo de motor que existem e quais as características que eles têm. Como podem ver abaixo, estão aqui diversas marcas de óleo no mercado.
No que respeita ao tipo de óleo que existem, estes dividem-se em três categorias:
Óleo mineral - obtido através da refinação do petróleo bruto. São acrescentados aditivos anti-desgaste, anti-oxidantes, etc...
Óleo semi-sintético - mistura de óleo mineral com óleo sintético. Mais fluido a frio, este óleo é o mais adaptado aos circuitos urbanos, assegura uma excelente protecção do motor.
Óleo sintético - resulta de uma modificação em laboratório da estrutura molecular do óleo de base, ideal para as utilizações mais exigentes, é o óleo mais fluído a frio. Permite fazer intervalos mais espaçados entre as mudanças de óleo ao mesmo tempo que reduz os consumos de combustível.
O melhor óleo é, definitivamente, o sintético. Não necessariamente por ser mais caro, mas porque tem, de facto, mais qualidade. O óleo sintético não escorre tanto e unta as peças do motor por mais tempo, protegendo-as melhor nos arranques a frio e nas imobilizações prolongadas. Para além disso, o óleo sintético é mais durável, com uma diferença que se pode estimar no dobro, ou seja, é mais caro mas só precisa de ser mudado metade das vezes.
Na imagem que se segue, estão circunscritas a amarelo uns valores. Estes valores definem características muito importantes de um óleo, nomeadamente a viscosidade do óleo a frio e a viscosidade do óleo a quente.
A viscosidade a frio ou fluidez a frio diz-nos se o arranque a frio será mais fácil ou mais complicado, enquanto que a viscosidade a quente diz-nos a resistência do óleo às altas temperaturas. Estas classificações foram criadas pela Society of Automotive Engineers (SAE) e devem-se ler da seguinte forma:
Na imagem anterior, podem ver que um dos valores circunscritos é 5W 40. Ora, segundo a SAE o valor 5W refere-se à fluidez a frio do óleo e o 40 é referente à resistência às altas temperaturas. Estas duas escalas estão divididas da seguinte forma:
Fluidez a frio - Varia entre 0W e 25W. (O W é Winter e serve como complemento de identificação). Quanto menor for este número, maior será a sua fluidez a frio.
Viscosidade a quente - Varia entre 20 e 60. Quanto maior for este valor maior será a viscosidade do óleo, logo, é mais resistente a altas temperaturas.
Então, para escolher um óleo para o motor, devemos verificar se é mineral, semi-sintético ou sintético e as características de viscosidade a frio e a quente.
Fontes: Gvforum.pt, Norauto, Guia do Automóvel
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