domingo, 15 de março de 2009

Constipações

As constipações são infecções respiratórias provocadas por um vírus, que poderá ser de vários tipos diferentes (mais de 200). São extremamente contagiosas, podendo existir contágio por via aérea ou por contacto. Basta estar numa mesma sala com uma pessoa constipada que se assoe ou tussa para poder ficar constipado/a. Na prática, a única forma de não ser contagiado é evitar o contacto com pessoas infectadas, complementando com lavagens frequentes das mãos.

No Inverno, as constipações são mais comuns não pelo frio, mas suspeita-se que é porque as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados, tornando o contágio mais fácil. Ao contrário da crença comum, não existem provas de que uma pessoa possa ficar constipada por estar exposta ao frio.

Os vírus sobrevivem melhor em ambientes com baixa humidade, o que o aquecimento em nossas casas pode muitas vezes provocar. Por outro lado, factores psicológicos e alergias poderão efectivamente potenciar a infecção pelos vírus que provocam as constipações.

Os sintomas mais comuns da constipação são:

- garganta dorida ou irritada
- pingo no nariz (corrimento nasal) ou nariz entupido (obstruído)
- espirros
- tosse

Em algumas pessoas e em alguns casos, estes sintomas poderão ser acompanhados de:

- mal estar
- dores musculares
- fatiga e cansaço
- dor de cabeça
- perda de apetite

Podemos ter entre 2 a 4 constipações por ano, enquanto crianças em idade escolar poderão chegar às 12 constipações por ano. Uma constipação poderá durar entre 1 a 2 semanas.

É importante que não confunda constipações com alergias, comuns no Outono e na Primavera e que podem ter sintomas parecidos. Nunca terá febre ou dores musculares provocadas por uma alergia.
Por outro lado, uma constipação é facilmente confundida com uma gripe, provocada por outro vírus e que poderá levar a consequências mais graves. Saberá que tem gripe quando tiver febre e dores no corpo.

Não existe qualquer cura para a constipação. Os medicamentos que existem são para aliviar os sintomas da constipação e não para a curar. O nosso corpo, após a fase inicial da constipação, começa a produzir anti-corpos que combaterão a infecção naturalmente.

Ao contrário do que foi e é por muitos considerado, em 2005 foi divulgado um estudo onde se coloca em causa a prevenção das constipações através da toma de vitamina C. Da mesma forma, recentemente colocou-se em causa a eficácia dos suplementos vitamínicos, quando administrados por formas sintéticas ou seja, em comprimidos e formas similares.

O melhor a fazer, uma vez constipado/a, é descansar e beber muitos líquidos para que não desidrate.

Se quiser atenuar o desconforto provocado pela constipação, dirija-se a uma farmácia e aconselhe-se. Normalmente deverá ser-lhe aconselhado um anti-histamínico para o corrimento nasal, um antitússico para a tosse e um analgésico para as dores e o mal estar.

Se tiver dúvidas quanto a medicação poderá ligar para a Linha do Medicamento: 800 222 444.

Se estiver desconfiado de que tem algo mais que uma constipação, ligue 808 24 24 24 do Saúde 24.

Fonte: ConselhosÚteis.com

Sem comentários: