sábado, 7 de março de 2009

Dicas para o seu bebé dormir bem




Quando um bebé nasce, os pais passam semanas sem conseguir ter uma boa noite de sono. É um período complicado. Passar noites seguidas sem dormir é algo comum e que afecta todos os casais.

Um bebé recém-nascido dorme, normalmente mais de 16 horas por dia. No entanto, este sono é interrompido de duas em duas horas. Com o desenvolvimento do sistema nervoso, o sono torna-se mais consistente e o bebé consegue dormir mais tempo entre as “refeições”. Quando o bebé atinge os três meses de idade já deverá dormir cerca de cinco horas seguidas à noite. Aos seis meses, esse período aumenta para as 12 horas.

Estes são alguns dos conselhos que lhe podemos dar para que o seu bebé se torne um bom “dorminhoco”:

- Os dias devem ser bastante activos: sempre que o bebé estiver acordado, mantenha-o ocupado a falar, a cantar ou a brincar. Este tipo de estímulos durante o dia poderá ajudá-lo a dormir melhor.

- Controle as sestas: não deverá deixá-lo dormir durante largos períodos de tempo de forma a evitar que ele se mantenha acordado durante a noite.

- Estabeleça uma rotina perto da hora de dormir. Por exemplo, se lhe der banho ou lhe contar uma estória antes de o deitar, ele irá rapidamente associar essas actividades ao sono.

- Deite o seu bebé no berço quando este tiver sono mas ainda estiver acordado. Esta técnica ajuda-lo-à a associar a cama com o processo de adormecer.

- Dê-lhe tempo para se acalmar: se ele “protestar” quando o deitar, deixe-o encontrar uma posição confortável para adormecer. Se o choro não para dentro de alguns minutos, experimente falar calmamente com o bebé de forma a que ele sinta a sua presença.

- Não se preocupe se ouvir ruídos durante a noite. Alguns bebés são mais barulhentos que outros. A não ser que suspeite que ele possa estar com fome ou a precisar de mudar a fralda, deve esperar alguns minutos para ir ver se está tudo bem. Na maioria dos casos, não há sinal para alarme.

- Durante a noite mantenha a luz numa intensidade reduzida. Fale e mexa-se devagar. Isto vai ensinar o bebé que é hora de dormir e não de brincar.

Alguns bebés dormem toda a noite no primeiro dia que chegam a casa mas nem todos são assim. Deve respeitar as “preferências” do seu filho. Tente perceber o horário e a forma como ele tenta comunicar. Mais tarde ou mais cedo, ele vai acabar por dormir durante toda a noite. Se por volta dos seis meses de idade ele ainda tiver dificuldades, peça alguns conselhos ao pediatra.

Fonte: http://bebes.kazulo.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Adoro o vosso blogue e todos os dias venho ca espreitar..
Preciso de ajuda e lembrei-me de recorrer a vocês.
Vou ser Avó e gostaria de forrar a alcofa da minha filha para a minha neta, a 26 anos havia as nossas costureiras a moda antiga, mas agora nao consigo arranjar, alguem me pode ilucidar como forrar, estou perdida.
Obrigada e um BEM HAJAM para vocês

Albertina Ribeiro
tina-62@hotmail.com

Luisa Alexandra disse...

Olá Albertina!
Em primeiro lugar muito obrigado pelas visitas que aqui nos fazes.
Vamos enviar-te por mail com uma foto de um berço com uma forra muito fácil de executar.
Claro que é sempre preciso alguns conhecimentos de costura, mas com um tecido bonito, fazendo uma baínha com um elástico por dentro que se ajuste à alcofa verás que fica muito bem.
Para terminar podes colocar uma fita bonita a toda a volta que depois termina num laço grande.
Com alguma imaginação e força de vontade certamente irás conseguir!

Já agora, os nossos parabéns por seres Avó!

Um grande beijo da equipa do SOS.

Anónimo disse...

MUITO OBRIGADA pela vossa ajuda,peço desculpa pela demora dos meus agradecimentos mas tive ausente uns dias, cada dia que passa orgulho-me do vosso blogue e o da Dª Luisa......Obrigada
Espero contar sempre com vocês, e obg

Anónimo disse...

Peço desculpa nao pus o nome no comentário

Albertina Ribeiro
Tina