sábado, 21 de março de 2009

Aprenda a elaborar um curriculum vitae

Com o aumento da taxa de desemprego são cada vez mais as pessoas que concorrem a anúncios de emprego. Enviar um curriculum vitae bem elaborado e cuidado é meio caminho andado para impressionar o empregador.

Hoje não são só os recém-licenciados os que mais enviam currículos. Com o aumento do desemprego, muitos são os portugueses que, de repente, se vêm a braços com uma situação destas. Muitos já nem se lembram como se cria um curriculum vitae. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para a elaboração de um documento deste tipo.

Antes de mais, um curriculum vitae deve ter uma apresentação cuidada e sobretudo limpa. Nada de riscos, erros ortográficos ou manchas. Embora não existam regras rígidas, um currículo deve obedecer a certos critérios quanto aos elementos que deve apresentar. Como os empregadores procuram pessoas com qualidades específicas, boas capacidades de comunicação, organização, iniciativa e flexibilidade, bons conhecimentos de línguas e motivação para trabalhar em equipa, é importante passar em revista todos estes items.

Sempre que possível use palavras fortes, que contribuem para dar uma boa imagem de si mesma, uma imagem de pessoa determinada, activa e que consegue obter bons resultados. Alcançar, desenvolver, estabelecer, iniciar, introduzir, motivar, obter e organizar são alguns exemplos de palavras fortes.

Quando fizer referência aos seus empregos anteriores utilize palavras que demonstrem acção – analisar, contribuir, criar, demonstrar, conceber, avaliar, estabelecer, vender, atingir e trabalhar. Não se esqueça de referir algumas das tarefas desempenhadas, sem entrar em detalhes. Deixe que o empregador fique curioso por conhecer-la melhor.

Utilize uma linguagem directa e nunca escreva no presente, excepto se se estiver a referir ao emprego que actualmente tem. Não comece as frases por «Eu». Prefira iniciá-las com uma palavra forte ou uma acção.

Apresente exemplos que reforcem as suas palavras. Dê ênfase às características que são relevantes para o emprego a que se candidata.

Evite blocos de texto muito grandes e compactos. Dê espaços entre as diferentes secções ou pontos. Escreva de maneira clara e concisa, eliminando palavras desnecessárias como «foi/foram» ou «lá».

Leia com redobrada atenção para detectar gralhas ou erros gramaticais. Quando enviar o curriculum vitae, que se deve fazer acompanhar de uma carta de apresentação, evite os envelopes pequenos para que o mesmo não chegue ao destino todo amarrotado.

Agora boa sorte para a procura de um novo emprego.

Fonte: Mulheres Clix

Sem comentários: