Antes de mais, um curriculum vitae deve ter uma apresentação cuidada e sobretudo limpa. Nada de riscos, erros ortográficos ou manchas. Embora não existam regras rígidas, um currículo deve obedecer a certos critérios quanto aos elementos que deve apresentar. Como os empregadores procuram pessoas com qualidades específicas, boas capacidades de comunicação, organização, iniciativa e flexibilidade, bons conhecimentos de línguas e motivação para trabalhar em equipa, é importante passar em revista todos estes items.
Sempre que possível use palavras fortes, que contribuem para dar uma boa imagem de si mesma, uma imagem de pessoa determinada, activa e que consegue obter bons resultados. Alcançar, desenvolver, estabelecer, iniciar, introduzir, motivar, obter e organizar são alguns exemplos de palavras fortes.
Quando fizer referência aos seus empregos anteriores utilize palavras que demonstrem acção – analisar, contribuir, criar, demonstrar, conceber, avaliar, estabelecer, vender, atingir e trabalhar. Não se esqueça de referir algumas das tarefas desempenhadas, sem entrar em detalhes. Deixe que o empregador fique curioso por conhecer-la melhor.
Utilize uma linguagem directa e nunca escreva no presente, excepto se se estiver a referir ao emprego que actualmente tem. Não comece as frases por «Eu». Prefira iniciá-las com uma palavra forte ou uma acção.
Apresente exemplos que reforcem as suas palavras. Dê ênfase às características que são relevantes para o emprego a que se candidata.
Evite blocos de texto muito grandes e compactos. Dê espaços entre as diferentes secções ou pontos. Escreva de maneira clara e concisa, eliminando palavras desnecessárias como «foi/foram» ou «lá».
Leia com redobrada atenção para detectar gralhas ou erros gramaticais. Quando enviar o curriculum vitae, que se deve fazer acompanhar de uma carta de apresentação, evite os envelopes pequenos para que o mesmo não chegue ao destino todo amarrotado.
Agora boa sorte para a procura de um novo emprego.
Fonte: Mulheres Clix
Sem comentários:
Enviar um comentário