quarta-feira, 4 de março de 2009

Nível do Óleo

Outro aspecto muito importante a controlar num automóvel, especialmente se este já tiver um bom número de anos é o nível do óleo. A falta de óleo pode gripar o motor, isto é, o motor deixa de funcionar. Agora imaginem quanto ficaria um arranjo destes!
Outra razão pela qual se deve verificar o nível do óleo é que pode existir uma fuga sem que nos demos conta. Este processo é muito simples e muito rápido de fazer.
Para se ver o nível do óleo, o carro tem de estar frio, ou seja, ou verificamos de manhã antes de este ter funcionado, ou espera-se que o carro arrefeça durante 1 ou 2 horas para que o óleo desça do motor e se tenha noção do nível real.
Abre-se o capôt do carro e a visão que normalmente se tem é esta:

Photobucket

Procura-se a agulheta, e podem identificá-la por ter uma argola na ponta como podem ver na foto. Ela está circunscrita pelo rectângulo a vermelho:

Photobucket

Quando retirarem a agulheta do nível de óleo, irão ver na ponta desta duas ranhuras que estão indicadas por setas vermelhas na próxima foto (Infelizmente a máquina focou mais a paisagem mais distante que a agulheta, mas consegue-se ver o que se quer mostrar):

Photobucket

Com um lenço de papel limpam a parte final da agulheta e voltam a introduzi-la do sítio de onde a removeram. Basta manter durante 2 ou 3 segundos e voltar a remover a agulheta. Quando a retirarem, ela dá-vos o nível de óleo do motor. Na foto que se segue podem ver as duas ranhuras a indicadas pelas setas vermelhas e o nível de óleo que o motor do meu automóvel tinha está indicado pela seta verde.

Photobucket

Se o nível de óleo estiver abaixo da ranhura mais próxima da ponta ou muito próximo dessa ranhura, é conveniente que metam óleo no motor. O local onde devem inserir o óleo está circunscrito pelo rectângulo amarelo da foto que se segue:

Photobucket

Devem ter em atenção qual o tipo de óleo que metem, pois há óleos específicos para automóveis a gasolina e a gasóleo. De preferência devem utilizar o mesmo óleo que o mecânico tenha colocado quando mudou o óleo, mas em situações de emergência podem utilizar outro adequado ao vosso automóvel.

Num próximo post, irei explicar-vos como podem identificar estes óleos e que tipos de óleos existem e as suas propriedades.

Sem comentários: