terça-feira, 31 de março de 2009

Criopreservação das Células Estaminais




O que são células estaminais?
As células estaminais são células indiferenciadas, que se podem auto-renovar, ser expandidas e que se podem diferenciar em diferentes tipos celulares. Existem diferentes tipos de células estaminais. Durante o desenvolvimento embrionário, estas células especializam-se, originando os vários tipos de células do corpo, desde as células do músculo cardíaco, células nervosas, glóbulos vermelhos ou células da pele, ou mesmo, por exemplo, as células que fazem parte do olho. Mais tarde, no indivíduo adulto, as células estaminais reparam tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo. O exemplo mais conhecido é a substituição dos glóbulos vermelhos do nosso sangue. Estas células desempenham um papel crucial para a saúde e bem-estar de cada um de nós. As células estaminais podem ser usadas em transplantes para curar doenças em que os tecidos foram perigosamente danificados.



Perguntas mais frequentes:

1 – Porque devo preservar as células do cordão umbilical do meu bebé?
Após o nascimento, quando o cordão umbilical é descartado, perdem-se as células que este contém. Ao preservar as células do sangue do cordão umbilical do bebé, este terá garantida uma fonte de células estaminais completamente compatíveis, no caso de serem necessárias para o tratamento de uma possível doença.

2 – Que tipos de doenças podem ser tratadas com essas células estaminais?
Apesar de já serem utilizadas no tratamento de algumas patologias, nomeadamente do foro oncológico, do sistema sanguíneo e do sistema imunitário, as indicações para a utilização de células estaminais em diferentes situações clínicas têm crescido exponencialmente. Acredita-se que muitas patologias degenerativas, como as doenças de Parkinson e Alzheimer, poderão ser tratadas com esta terapia.

3 – A recolha das células do cordão umbilical é segura para mim e para o meu bebé?
A recolha do sangue do cordão umbilical é um processo simples, rápido, completamente seguro e indolor para a mãe e para o bebé, uma vez que o sangue é recolhido após o cordão umbilical ser cortado.

4 – Se eu já tiver guardado as células estaminais do meu filho, devo fazer o mesmo com o seguinte?
Cada indivíduo é único e, apesar da compatibilidade entre irmãos poder ser elevada, a única forma de garantir que todos os seus filhos têm uma amostra 100% compatível é guardar as células de cada um deles.

5 – Quais as perspectivas futuras de utilização das células estaminais do meu bebé?
Devido ao facto de a Ciência das terapias celulares, utilizando células estaminais, estar em grande evolução e devido à grande potencialidade destas células, as perspectivas futuras são enormes, quer no tratamento de cancro, quer no tratamento de doenças degenerativas, enfarte do miocárdio, AVC, pé diabético, entre outras doenças.

Para mais informações clique aqui e aqui.

Fonte: http://www.crioestaminal.pt

Sem comentários: