sábado, 28 de março de 2009

Dicas de como comer certos alimentos

Todos já se depararam com um alimento diferente que não sabem que talher usar, se realmente esse alimento se destina a comer ou simplesmente é algo decorativo. Desde o que se come e como se come, é importante estar ciente das regras que visam respeitar uma boa convivência social à mesa.


O pão
Este alimento básico num jantar mais formal deve estar colocado ao lado esquerdo do prato logo acima dos garfos, e lá deve permanecer. O pão deve estar sempre dentro desse pequeno prato onde está colocado. Mas não me interpretem mal, ele está lá para ser comido. O pão deve ser partido em pequenos pedaços sempre em cima do prato respectivo e nunca ser levado à boca inteiro para ser trincado. Evite que as migalhas se espalhem pela mesa cortando pequenos pedaços de pão em cima do prato respectivo. Evite também molhar o pão em qualquer tipo de molho, bem como nada de colocar pequenos pedaços de pão na sopa, ou fazer papinhas ou bolinhas com o miolo do pão.



Batatas fritas
Pode usar os dedos se também os usar para comer a restante refeição. Se está a comer um hambúrguer, ou uma sanduíche , não são necessários talheres para comer as batatas fritas. Mas se as batatas fritas acompanham um bife, ou outro tipo de comida que requeira talheres, então deve cortar as batatas fritas e comê-las com faca e garfo. E se usar ketchup tente ser o mais asseado possível.



Sopa
A sopa serve-se num prato fundo ou numa taça própria. Nada há que saber a não ser que a sopa deve comer-se com a maior colher, e cada colherada deve ser retirada do prato com cuidado para que não pingue. Não deve debruçar-se sobre o prato; a colher deve ir à sua boca e não a sua boca à colher. Quando estiver prestes a terminar a sopa pode elevar uma parte do prato para si - de maneira a que o prato fique com a restante sopa num só lado -, e comer a restante sopa. No caso dos consommés, estes devem ser servidos em taças próprias e devem ser bebidos directamente da taça.



Ostras
Deve segurar a casaca da ostra com a mão esquerda, e se desejar tempera-la com limão, ou com algum molho que a acompanhe, deve fazê-lo com a mão direita. Com a mão esquerda e com o talher apropriado retire o molusco. Se desejar pode levar a casca à boca e beber o liquido restante.



Massas
As massas, especialmente o esparguete que tanto trabalho dá a comer, deve ser comido só com um garfo com o auxílio de uma colher a para o enrolar no prato. Evite partir a massa no prato com a faca.



Moluscos
Este tipo de alimento como os mexilhões, amêijoas, etc., devem comer-se com talheres apropriados, especialmente se estão acompanhados de molho. Pode segurar na casca com a mão esquerda e retirar o molusco com um garfo.



Peixe
Quando o peixe não vem sem espinhas e pronto a comer, devem separar-se as espinhas com os talheres respectivos, à medida que se vai comendo. Se por algum acaso levar alguma espinha à boca deve retirá-la com a maior descrição.



Tomate cherry
Os tomates cherry são tomates pequenos, mais pequenos que uma noz, mas se os tentarmos cortar com uma faca podem esguichar o conteúdo. Quando são servidos como hors d'oeuvres não são um problema, podem colocar um inteiro na boca e mastiga-lo de boca fechada. Se os encontrar numa salada, espete um pouco a pele com o garfo antes de o colocar inteiro na boca, caso seja pequeno, ou tente cortá-lo cuidadosamente em duas partes com a faca.



Marisco
Caso seja servido por partir deverá fazê-lo com o material disponível como as tenazes que o devem acompanhar. Normalmente o marisco já vem parcialmente partido, devendo pegar nele com a mão esquerda e com a direita e o garfo de dois dentes deve retira-lo da casca. O marisco também pode vir servido descascado como um prato de peixe, devendo, neste caso usar os talheres de peixe.



Alcachofras
Esta deliciosa flor pode ser servida quente ou fria, acompanhada de molho ou recheada. Devem ser retiradas as folhas uma a uma, mergulhando a parte carnuda da folha no molho, devendo comer só essa parte, e deixando a restante no prato. A parte mais saborosa da alcachofra é o coração, que deve ser comido com faca e garfo, tudo isto depois de ter retirado os filamentos que o envolvem.



Espargos
Os espargos quando servidos como entrada e inteiros podem ser comidos com as mãos, pegando no caule do espargo e molhando a cabeça no molho. Come-se a cabeça e continua-se a comer o espargo.



Tirar a casca à fruta
Usualmente a fruta é servida descascada, e quando assim o é não há problema algum, dado que será só come-la de faca e garfo. Caso isto não aconteça, e a fruta seja servida inteira deve-se partir a fruta em quartos, segurando em cada pedaço com o garfo e descascando-o de seguida. De seguida come-se a parte descascada com os dois talheres.



Banana
A banana deve ser segurada com o garfo enquanto se cortam as extremidades com a faca. De seguida deve-se fazer um corte longitudinal e retirar a banana da casca, comendo-a normalmente com a faca e garfo.



Melão
Este fruto é servido em fatia. Deve-se separar a polpa da casca fazendo um corte junto e ao longo da casca, enquanto se segura a fatia com o garfo; de seguida come-se a polpa de faca e garfo normalmente.



Cerejas
As cerejas comem-se à mão, aparando-se discretamente o caroço com a mão fechada em formato de cone, e colocando o caroço no prato.

Fonte: Etiqueta e boas maneiras
Fotos retiradas da internet

Sem comentários: