sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dicas para Máquina de Fazer Pão



• Leia cuidadosamente o Manual de Instruções da sua Máquina do Pão.

• Deve adequar o tamanho do pão de acordo com as instruções da máquina. Para tal, deve somar o peso de todos os ingredientes.

• Coloque sempre na forma da máquina, primeiro os ingredientes líquidos (tais como água, gorduras, ovos e leite) e só depois os ingredientes sólidos, começando pela farinha.

• As farinhas mais adequadas para a confecção de pão são as farinhas de trigo sem levedante químico.

• Tenha o cuidado de não colocar o sal em contacto directo com a levedura, uma vez que este inibe o processo de fermentação.

• Utilize as medidas fornecidas com a sua Máquina do Pão (copo medidor e colheres medidoras). Pequenas variações nas quantidades adicionadas de ingredientes podem afectar o resultado final do pão.

• A levedura mencionada nas várias receitas é a levedura desidratada (levedura seca de padeiro) vendida em pacotes contendo saquetas. Este tipo de levedura apresenta-se sob a forma de um granulado fino, e dispersa-se facilmente durante o ciclo de batedura da Máquina do Pão. Se desejar utilizar levedura fresca de padeiro, deverá multiplicar a quantidade mencionada na nossa receita por 3.

• Quando utilizar na sua Máquina do Pão, um programa de arranque em diferido, tenha em atenção que a levedura não poderá entrar em contacto com qualquer ingrediente líquido. De qualquer dos modos, não deverá utilizar um programa de arranque em diferido para a realização de receitas que incluam leite, ovos, carnes ou vegetais. Pode ocorrer desenvolvimento de bactérias durante as horas de espera até ao arranque da sua Máquina do Pão.

Estas dicas são do site da Lusitana, que tem também várias receitas para Máquina de Pão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,possuo uma maquina de pão britania à muito tempo, e estou satisfeitissima com ela! Só gostaria de poder fazer massa pra pão de queijo, é possivel? Se for peço que por favor me enviem receitas!Muito obrigada! Iolanda.
meu e-mail é: io_borges@yahoo.com.br

Fabiana disse...

Boa tarde, me ajudem por favor.
Comprei uma máquina de fazer pão da Britania e só consegui que o pão saisse bem uma vez, das outras vezes ele sai ou pesado de mais ou não cresce ou cresce e depois murcha. Ganhei outra máquina da empresa que trabalho e o problema é o mesmo, meus pães não ficam macios.
Se alguém tiver alguma sujestão aceito.
Obrigada.
Fabina.