
- Fazer um refogado bem apuradinho com 5 ou 6 cebolas, dentes de alho, azeite. Assim que estiver pronto, deixa-se arrefecer, deita-se num recipiente e guarda-se no frigorifico. Sempre que seja necessário fazer um prato que leve um refogado, já se pode saltar essa parte, basta retirar do recipiente a quantidade de refogado pretendida.
- Sempre que se faz massa para quiche (principalmente quem tem Bimby) faz-se uma maior quantidade, fazem-se 2 ou 3 quiches, com os ingredientes que quisermos, junta-se as natas, molho bechamel, ou natas e ovos, coloca-se queijo ralado por cima e congela-se (Convem, depois de congeladas, enrolar em pelicula aderente para não criar cristais de gelo, nem alterar o sabor). Quando queremos faze-las, basta retirar do congelador e colocar no forno (sem descongelar).
- Podem escaldar-se batatas (sem chegar a cozer) cortar em palitos e congelar. Este tipo de congelação deve ser feita colocando as batatas espalhadas no fundo de um tabuleiro e coloca-se no congelador. Logo que estejam congeladas, separam-se com cuidado para não partir e guradam-se num saco plástico. Sempre é uma alternativa mais saudavel, e económica do que comprar já feito.
- Quem tem por hábito fazer pasteis de bacalhau, pode fazer uma quantidade maior, molda-os, coloca num tabuleiro e congela. Depois de congelado, separa-se e guarda-se num saco plástico. Sempre que se usar basta retirar da arca e fritar (congelado). Ficam otimos.
- Também se pode fazer uma quantidade maior de arroz branco e guardar no frigorifico, num tupperware tapado.
- Se vamos assar carne, podemos preparar quantidades maiores, e depois dividir e congelar.
- O alho pode ser esmagado e armazenado num frasco bem limpo e seco. Mantenha-o fechado dentro do frigorífico. Se preferir, guarde os dentes inteiros, descascados, neste caso cubra-os com azeite de oliva, que conserva e dá sabor ao alho. Para completar o azeite poderá ser usado, posteriormente, na preparação de alimentos e como tempero de saladas. Esta mistura deve ser guardada no frigorífico durante cerca de 3 meses. Ela é uma boa opção para as pessoas com pouco tempo.
- Outra coisa que se pode fazer, e nos poupa muito tempo: arranjar a alface e ripá-la toda, lavar muito bem, escorrer e guardar num tupperware fechado no frigorfico. Durante a semana basta tirar a quantidade necessária para a refeição, juntar cebola e temperar.
2 comentários:
Gostei muito destas dicas, algumas já pratico, outras fiquei agora a saber.
Eu costumo ter sempre um tupperware de cebola e outro de alho picados no frigorífico, como é uma tarefa que não gosto de fazer, quando faço adianto logo para próximas vezes.
Já agora aproveito para vos fazer um pedido.
Alguém sabe aromatizar azeite?
ando a pensar fazer em casa, já andei a pesquisar como, mas não encontrei grande coisa.
Dicas? Truques? Sugestões?
Fico a aguardar o que me conseguirem transmitir.
Beijinhos. Mónica
Parabéns!!!
Boa Sorte para o blog e cá vou aparecendo para trocar ideias e tirar algumas dicas para o meu dia a dia.
Pi
Enviar um comentário