quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Conselhos para congelaçao

Para ter sempre prontos pratos saudáveis, cozinhe e congele algumas refeições durante o fim-de-semana. Para que o resultado seja saboroso e nutritivo, utilize apenas os melhores ingredientes e siga os seguintes conselhos.

1 - Regule o congelador a -18°C. Quanto mais baixa for a temperatura, mais tempo duram os alimentos.

2 - Cozinhe, reduza a puré e congele a fruta e os legumes. Descongele e use em sopas ou estufados. Branqueie legumes inteiros ou cortados – experiências realizadas mostram que os legumes branqueados (mergulhados 3 ou 4 minutos em água a ferver) antes de congelados conservam mais nutrientes; este procedimento destrói as bactérias e inactiva os enzimas, evitando que os legumes percam a cor ou adquiram sabor desagradável. Não é necessário branquear a fruta, mas pode polvilhá-la com açúcar.

3 - Congele pratos parcialmente cozinhados. Retire cerca de 5 minutos ao tempo de confecção normal, sobretudo no caso do arroz e massa. Sozinhos estes amiláceos suportam mal a congelação, mas ficam bem em guisados.

4 - Guarde os alimentos em recipientes herméticos ou em sacos de plástico resistentes com fecho. Utilize um marcador para escrever a data de congelação, o conteúdo e o número de doses.

5 - Congele ervas aromáticas. Seque-as muito bem (ao sol é mais fácil) para não ficarem murchas e sem cor quando as descongelar. Retire-lhes os pés e guarde as folhas em sacos para congelação. Utilize-as directamente do congelador ou descongeladas.

6 - Arrefeça os alimentos antes de os congelar. Este procedimento evita a formação de cristais de gelo durante o congelamento e o sabor a «congelado».

7 - Descongele as refeições no frigorífico 24 horas antes de as consumir. Mantenha-as na embalagem para que a condensação se forme do lado de fora. Cozinhe-as logo que descongelarem e enquanto ainda estão frias.

Fonte: Selecções Readers Digest

Sem comentários: