terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Índice de Massa Corporal (IMC)


Muitas mulheres - incluíndo eu - passamos a maior parte da nossa vida na luta contra o peso.
Temos as revistas cor de rosa que nos mostram as pessoas do chamado "jet set" sempre com roupas lindissímas e muito elegantes, as revistas da moda que nos mostram as roupas muito giras e que sabemos que ou não há no nosso número ou então ficam-nos mal!

E depois, claro está, as modelos que cada vez são mais magras, ou então temos as modelos da victoria's secret que têm as curvas todas no sítio.

Todo este bombardeamento de imagens muitas vezes leva-nos a sentir mal com nós próprias o que não está correcto.

Não sei se estão lembradas de algumas modelos que morreram devido à anorexia, ou mesmo a controversia que houve com algumas semanas de moda, em que era pedido que as modelos tivessem um Índice de Massa Corporal, considerado saúdavel.

Segundo a tabela do IMC, uma pessoa encontra-se com o peso ideal se possuir um IMC entre 18,5 e 24,9. Para grávidas e mulheres que amamentam esta tabela não se aplica.

Valores de IMC:

<18,5: peso baixo

18,5 - 24,9: peso "normal"

25 - 29,9: excesso de peso

30 - 34,9: Obesidade grau I

35 - 39,9: Obesidade grau II

≥ 40: Obesidade grau III ou mórbida

O IMC calcula-se dividindo o peso (em kilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Matemáticamente será:

IMC = Peso/ (Altura)^2

No meu caso particular, eu encontro-me com excesso de peso e de acordo com a fórmula anterior, para ficar com um peso "normal" no máximo deveria pesar 71kg e no mínimo 53kg.

Ora, eu andei a fazer um tratamento numa clínica de tratamento do corpo, onde me analizaram a composição corporal e o resultado é surpreendente. Devido à minha estrutura natural, o meu peso de massa magra e de osso tem um total de 54kg.

Mais importante que o IMC, é a nossa composição corporal, i.e., a percentagem de massa gorda e a percentagem de massa magra. As mulheres necessitam de uma maior percentagem de massa gorda, é a nossa fisionomia.

A percentagem de massa gorda que as mulheres devem possuir situa-se entre os 20 e os 25% do seu peso total. Estes valores são para uma mulher saudável.

Os restantes 80 ou 75% devem constituir o peso da massa magra (músculos+ossos).

Outro factor importante é a percentagem de água que temos no nosso organismo e que se deve situar entre os 69% e 75%.

Toda esta análise pode ser feita em balanças que meçam a nossa composição corporal. Já há balanças para casa que efectuam esta análise, ou então podem dirigir-se a uma farmácia pois já muitas possuem balanças que nos fornecem esta informação.

Fontes: Roche, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e Dieta.net

Sem comentários: