domingo, 22 de fevereiro de 2009

Pneus

Antes de começarem a ler o post todas entusiasmadas a pensarem que temos dicas fabulosas para acabar com os pneus que se instalam durante a noite no nosso corpo sem pedirem consentimento, tenho de vos avisar que os pneus que hoje se vai falar são, os pneus dos automóveis.

Quando tirei a carta, o meu pai fez questão de me explicar todos os pormenores que devemos ter em atenção quando temos um carro nas nossas mãos, relativamente à sua conservação. O automóvel deve ser alvo de manutenções preventivas por parte do utilizador por forma a este ficar em boas condições de utilização e de segurança.

Um dos aspectos mais importantes de um automóvel é os pneus, pois se estes estiverem em mau estado podem dar origem a acidentes. Fica aqui uma foto onde se pode ver um pneu já muito desgastado ao lado de um pneu novo:

Foto retirada do site: http://www.rustpuppy.org/

Para evitar o desgaste precoce dos pneus, devemos controlar a sua pressão todos os meses bem como sempre que se efectuar um trajecto longo. A pressão deve ser controlada a frio, isto é, com poucos quilómetros efectuados, pois a temperatura a que se encontra o pneu, tem influência directa sobre a pressão.

Se não tiverem o manual do automóvel com vocês, ou nem sequer o possuirem, a pressão indicada para os pneus do vosso automóvel, encontra-se numa etiqueta que está colocada na carroçaria do automóvel, do lado do condutor, como ilustra a foto que se segue:

Photobucket
A pressão para os pneus vai depender da carga que se leva no automóvel. Quando se leva pouca carga, que é normalmente o caso, deve-se procurar o símbolo que mostre pouca carga. Quando se faz uma viagem, é comum levarmos bagagem ou até mais passageiros que o normal, logo, devemos regular a pressão para indicada com o simbolo que ilustre carga pesada. Na próxima foto, podem ver toda a informação disponível na etiqueta.

Photobucket
Se a etiqueta que vos referi, não estiver na carroçaria do lado do condutor, poderá estar na porta do condutor (no meu anterior automóvel era onde se encontrava). Normalmente está na zona que circunscrevi na porta.

Photobucket
Ao controlarmos a pressão dos pneus, não estamos só a evitar o seu desgaste precoce, bem como a garantir que não consumimos mais combustível do que o necessário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um acrescento/correcção a menina que escreveu isto.

Nenhum e repito, NENHUM carro tem uma pressao pre definida para os pneus, visto cada tipo de pneu ter uma pressao propria.Isso nos autocolantes sao valores aproximados.

Bom Post!=)

Ass.: Tiago H.