sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Depilação à linha

A depilação com linha ou threading é um método antigo utilizado para a remoção do pêlo facial. A sua origem ainda não está clara, tendo sido atríbuída a países como a Turquia, o Irão ou mesmo a India., e embora haja dúvidas quanto à sua origem, o que se constata é que este método se encontra muito dessiminado por todo o Oriente e Médio Oriente. Nos países arábes, esta técnica é utilizada tanto por mulheres como por homens mas eles só utilizam-na para a remoção de pêlos das sobrancelhas e das orelhas. Já as mulheres utilizam esta técnica para remover todos os pêlos faciais.

O threading consiste em fazer deslizar um fio pelos locais da face com pelos indesejados, arrancando-os pela sua raíz.Os profissionais utlizam nesta técnica um simples fio, muito fino, enrolado, que pode ser de algodão ou polyester.

Os seus benefícios são:

1 - Threading é aconselhado por dermatologistas. Não é agressivo para a pele ao mesmo tempo que não provoca o seu envelhecimento;

2 - Para eliminar eficazmente o pêlo, é necessário arrancá-lo pela sua raíz. Ao contrário da depilação a laser, que elimina os pêlos 1 a 1, a técnica de threading permite actuar efiacazmente numa superfície maior, eliminando mais rápidamente os pêlos indesejáveis;

3 - Threading não envolve qualquer tipo de produtos químicos que podem ser nocivos para a pele, ao contrário de muitos outros métodos convencionais;

4 - É um excelente método para pessoais com peles sensíveis;

5 - Os resultados são visíveis após 2-3 sessões. Para além de fraquecer o pêlo, define o contorno do olhar.

6 - No Verão quando a pele está queimada do sol e mais sensível, threading é solução, pois não envolve compostos nocivos;

7 - O crescimento do pêlo é retardo (2 a 4 semanas).

8 - É mais higiénico pois o fio depois de cada utilização vai para o lixo.

Antes de descobrir esta técnica, eu fazia as sobrancelhas com a pinça e o buço com as tiras de cera. Em casa, nunca consegui fazer um bom contorno das minhas sobrancelhas, por isso, praticamente só tirava os pêlos entre as sobrancelhas e alguns pêlos mais rebeldes. Mas mesmo só fazendo isto, tinha de as arranjar no mínimo, de mês a mês. A depilação do buço tinha de a fazer de 3 em 3 semanas, porque por vezes os pêlos partiam em vez de ser arrancados.

Desde que comecei com o threading, só faço as sobrancelhas de 2 em 2 meses pois vou dando um jeitinho com a pinça, mas muito ocasionalmente. (Para mim dura 2 meses, porque tenho um pêlo fraquinho, mas normalmente dura mês a mês e meio). Relativamente ao buço, só preciso de nova depilação passados 2 meses.
Vou ser honesta convosco, esta técnica dói pois sentimos os pêlos a sairem um a um, mas a dor que sente vai diminuindo à medida que se vai fazendo a depilação com esta técnica.

Na zona de Lisboa, há um espaço dedicado só a este tipo de depilação, chamado Wink, e estão no Amoreiras, no Vasco da Gama, no Atrium Saldanha e no OeirasParque.

Durante a minha pesquisa na internet, descobri um espaço em Coimbra que também efectua esta técnica. Esse espaço chama-se Elegance.

Em baixo, podem ver uns videos onde se mostra a técnica a ser aplicada.






Fontes: Wikipédia, Wink e Elegance

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim este post não é novidade pois tenho a minha familia a viver no Canadá e numa das minhas visitas mais prolongadas há mais de 8 anos pedi á minha tia para me levar a fazer a depilação e para meu espanto ela responde com a linha...resultado, exprimentei e achei interessante tanto é que quando a tia nos visita e tem necessidade de fazer o buço não se dá nada bem com a cera, aliás ela considera ficar mais enrrugada.
Na minha zona na altura falei neste método á minha esteticista ou a outras e ninguém conheçia, acredito que agora já seja do conheçimento de muitas profissionais.
Há 2 anos descobri um cabeleireiro em que fazia com a linha e era feito por uma Brasileira ( não me agradou a ideia ).
Gostei deste post pois assim muitas pessoas vão conheçer este método e como dizes já o é bastante antigo.
No Canadá foi feito por uma esteticista natural do Irão.
Já é bom saber que em Portugal existe o método da linha e já aderem.

Pi

winnie disse...

Não conhecia!

Mariana disse...

Desde que experimentei não consigo sequer voltar a pensar noutro metodos para falar verdade. Só tenho pena de não ter descoberto mais cedo.