quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Chá Pés de Cereja


A maioria das mulheres infelizmente já passaram por alturas em que quando vamos à casa de banho sentimos um leve ardor. Nestas alturas, sabemos que estamos com uma pequena infecção urinária.

As mulheres são mais susceptíveis a sofrer de infecções urinárias devido à sua fisionomia. E a minha médica já me alertou para as alturas em que o nosso corpo fica mais vulnerável a estas infecções. Uma é quando temos relações sexuais e a outra é a durante a menstruação.

Para o primeiro caso, ajuda a prevenir o aparecimento da infecção urinária, após o acto sexual irmos logo à casa de banho urinar, pois expele as toxinas que possam estar na zona.

Na segunda é mais díficil de prevenir, mas um remédio caseiro que as nossas mães e avós usam e que resulta durante estas alturas é um chá de barbas de milho ou então de pés de cereja, pois ajudam a "limpar" as vias urinárias.

Estes chás são vendidos nas ervanárias e, embora conseguir barbas de milho seja mais díficil, os pés de cereja não o são.

Eu tenho sempre em casa uma reserva de pés de cereja para fazer chá. Estamos quase a entrar na primavera e com ela os frutos de época, nomeadamente os morangos e as cerejas.

Ora, se guardarmos os pés de cereja em vez de os deitarmos fora, podemos ter um stock para nos durar um ano inteiro.

Os pés de cereja tem de ser secos para podermos fazer uma infusão com eles. Para isso coloca-se os pés de cereja ao sol durante uma semana ou até ficarem bem secos. Podem colocar num parapeito de uma janela que seja bastante soalheira.

Para além de ajudar nas infecções urinárias, este chá é um bom drenante e que ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo sendo uma boa alternativa ao chá verde, que é um chá que possui muita cafeína.

4 comentários:

Ana Powell disse...

Olá bom dia
Cheguei ao vosso espaço através do Blog da Isabel Pisoeiro e quero felicitar-las por esta maravilhosa iniciativa.
Gostei muito das vossas dicas e conselhos.
Aqui na Inglaterra recomenda-se bastante beber "cranberry juice" que é "sumo de mirtilos vermelhos para combater as infecções urinárias e funciona mesmo.
Fiquei com o vosso link guardado para voltar a visitar-vos.
Continuem com o vosso excelente trabalho.
Beijinhos

GreyScale disse...

Bom dia! Tudo o que sejam dicas, conselhos, receitas etc para melhorar o nosso dia a dia é sempre um prazer ler! Adorei este SOS feminino e espero voltar muitas vezes!!

Catarina Brás disse...

Obrigada pelas dicas . São preciosas ajudas e é sempre de louvar a generosidade de quem partilha o seu saber com os outros.

Bem-Haja

Catarina

Mariana Ramos disse...

confirmo as observações sobre o chá de pés de cereja e costumo juntar um pouco de barbas de milho, quando sinto um mau estar na bexiga e resulta mesmo.