segunda-feira, 27 de abril de 2009

Poupança na Cozinha • Dicas


Para não passar tanto tempo na cozinha e passar mais tempo com a sua família à mesa, a apreciar os seus pratos, espreite as nossas sugestões. Às vezes basta apenas um pouco mais de atenção para poupar em tempo e em dinheiro nas facturas.
Fazer e aquecer no sítio certoPara cozinhar, é preferível utilizar uma panela de pressão, sempre que possa, porque economiza até 50% da energia consumida a confeccionar os seus alimentos. Para reaquecer mais tarde, ou mesmo fazer certos pratos, é melhor usar o microondas em vez do forno porque assim poupa 70% de energia.
Menos pode ser maisQuando cozinhar, tenha o cuidado de não encher as panelas com água em excesso. Quanto mais cheia uma panela estiver, mais tempo vai demorar a ferver a água, e logo vai gastar naturalmente, muito mais gás.
Acerte na chamaQuando as panelas já estiverem a ferver, reduza a intensidade da chama, e mesmo de inicio não deixe as chamas ultrapassarem a dimensão da panela. Uma chama enorme não vai aumentar a temperatura, nem acelerar a confecção, por isso, opte por uma chama menor e uma poupança maior.
Cozinhe mais e melhorPara poder cozinhar de forma eficiente, verifique as chamas do seu fogão. Devem estar sempre uniformes e azuis. Se vir que têm uma cor amarela ou alaranjada, pode significar que existe uma obstrução nas passagens do ar ou até mesmo do gás. Apesar de não passar para a chama, o gás está a ser queimado e desperdiçado.
Escolha bocas pequenasCozinhe tanto quanto possível numa boca do fogão adequada ao tamanho da panela que está a usar. Tente escolher as bocas mais pequenas sempre porque consomem até 10% menos gás do que as outras. As bocas maiores se tiverem a chama a contornar as suas panelas, vão deixá-las queimadas e mais difíceis de lavar.
As tampas são para usarHabitue-se a cozinhar com as tampas nas panelas, para evitar que o calor se evapore. Até se torna mais fácil fazer os seus pratos, porque a quantidade de água, ou molho, fica certa e não tem que andar a juntar mais. Assim, diminui o tempo de cozedura e também a quantidade de gás utilizada.
Churrascos amigos do ambienteSe gosta de fazer churrasco nas suas traseiras, tente arranjar troncos secos na berma das estradas, ou pinhais que tenha por perto, para fazer os seus grelhados, em vez de comprar sacos de carvão. Poupa dinheiro e naturalmente ajuda o ambiente, ao fazer reutilização dos materiais e não consumindo novos.
Guardar comidaPara guardar o que sobra das suas refeições, deixe os alimentos arrefecerem primeiro antes de os colocar no frigorífico. Ao colocar recipientes quentes lá dentro, vai obrigar o frigorífico a fazer um esforço adicional para os refrigerar e logo a gastar mais energia. Abra sempre o frigorífico só quando precisa e durante o menor tempo possível.
Pequeno-almoço em casaNa refeição mais importante do seu dia delicie-se com leite, café, peças de fruta, iogurtes e cereais à sua mesa. Além de ser uma solução mais em conta, é sem dúvida um pequeno-almoço saudável e equilibrado, que ainda lhe dá mais tempo para estar com a sua família reunida.
Personalize os seus guardanaposUse guardanapos de pano à mesa. Pode aproveitar restos de tecido que tenha em casa e fazê-los a seu gosto. Consulte revistas, tire ideias e faça conjuntos diferentes. Os guardanapos de pano podem ser lavados e reutilizados.


Fonte: Continente.pt

1 comentário:

Unknown disse...

Todas estas dicas são sempre bem vindas.