terça-feira, 28 de abril de 2009

Poupança no Automóvel • Dicas

O seu carro pode realmente ser uma necessidade para si, mas há maneiras de o rentabilizar e encontrar alternativas. Siga as nossas sugestões, poupe dinheiro em combustível e ganhe em tempo e em qualidade de vida. Já sabe que o ambiente agradece. E vai ver que o seu corpo também.
Lave tudo com um baldeLavar o seu carro durante 30 minutos consome 216 a 560 litros de água. Usar um balde de 10 litros para molhar o carro e 3 baldes para enxaguar, consome apenas 40 litros, o que representa uma economia significativa. Por isso lave o seu carro a balde. Se utilizar uma mangueira, desligue a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lave-o na estação de serviço, onde o consumo da água é previsto e controlado para uma eficiência máxima.
Conduza mais devagarA velocidade é um dos factores que aumenta mais o consumo de combustível, por isso quanto mais depressa andar, mais o carro consome. Lembre-se que a velocidade é também uma questão de segurança para si. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2, por isso manter uma velocidade regular ajuda-o a ter um consumo mais económico.
Não pare no pára-arrancaTente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários. Se não conseguir evitar as filas, quando estiver parado por mais de um minuto desligue o motor. Para realmente poupar mais, experimente começar a sair de casa mais cedo, evitando as horas de ponta.
Partilhe o seu meio de transporteSe quer continuar a ir de carro para o trabalho, pondere a partilha de automóvel. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível, seu e da sua companhia. Divida as despesas com quem o acompanhar, ou levem o carro à vez. Se não houver ninguém que conheça que o possa fazer, já existem sites onde se oferecem e combinam boleias.
Conduza com moderaçãoQuando se deslocar a velocidades especialmente elevadas, em auto-estrada ou vias rápidas, feche as janelas e retire as malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, logo o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10 %. Mas nem sempre por isso precisa de ligar o ar condicionado. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5 %.
Descarregue o carroTente não fazer do seu carro uma arrecadação. Veja se realmente precisa das coisas que acumula no porta - bagagem e retire toda a carga desnecessária possível. Quanto mais peso estiver no veículo, mais esforço tem o motor de fazer e por isso mais combustível vai consumir, e consequentemente emitir mais gases poluentes.
Faça a manutençãoMantenha o seu carro bem afinado, verifique o nível do óleo regularmente e a pressão dos pneus todos os meses. Quando os pneus estão com pressão inferior à indicada, aumentam o consumo de combustível até 4%. O seu veículo bem afinado funciona de forma mais eficiente e ajuda a reduzir as emissões de CO2.
O seu carro seguroNa altura de celebrar um contrato de seguro para o seu carro, estude todas as opções e visite todas as seguradoras que conhecer; não deixe nada de fora. Nem sempre o seguro contra todos os riscos vale a pena. Se puder evite o pagamento semestral, trimestral ou mensal dos prémios, pois isso implica um custo adicional, proporcional ao número de prestações.
Caminhe maisNos passeios de fim-de-semana, nas idas à padaria ou ao mini mercado, vá a pé. Já sabe que andar 30 minutos por dia faz bem à sua saúde e ao seu estado de espírito. Pode aproveitar para conhecer novos sítios na sua cidade, estar mais tempo em jardins e ao ar livre, em vez de desperdiçar tempo no trânsito.
Troque de carroSe estiver a pensar em trocar de carro, concentre a sua pesquisa em modelos mais económicos. Se o seu carro actual consumir muito é provável que seja mesmo benéfico mudar, é uma questão de investigar e comparar as vantagens. Há carros usados em conta, há apoios do Estado e das próprias marcas, tudo para você poupar mais. Pense nisso.


Fonte: Continente.pt

Sem comentários: